Tipos De Musgo: 5 Espécies Para Você Cultivar Na Sombra

musgo

A maioria dos musgos cresce nos bosques e florestas, fixados aos troncos das árvores ou em rochas, sendo, portanto, quase todas as espécies propícias para o cultivo em sombra e meia-sombra. Vamos conhecer 5 tipos de musgo, que são delicados e muito ornamentais para ter dentro de casa.

Os musgos que vamos mostrar aqui pertencem ao grupo das Pteridófitas e são na verdade musgos samambaias. Eles representam o grupo das plantas mais antigas do mundo. Elas não produzem flores, frutos e nem sementes. Não toleram o sol pleno e também não gostam de excesso de ventos.

Todos os tipos de musgos apresentados aqui gostam de umidade. Locais com ar excessivamente seco precisam de maior cuidado, como por exemplo o uso de umidificadores de ar.

5 Tipos de Musgos

Os musgos têm folhas minúsculas maravilhosas que formam densos tapetes de mini samambaias. As espécies citadas a seguir pertencem à família Selaginellaceae, e embora elas fiquem satisfeitas em um substrato humoso, elas são muito populares como plantas de aquário e também terrários.

1 – Musgo-Vermelho (Selaginella erythropus)

tipos de musgo: Selaginella erythropus

Suas folhas tem o verso vermelho dando um efeito espetacular ao conjunto. Talvez por isso mesmo, é muito comum seu uso como planta de terrário.

Em comparação com os outros tipos de musgo, têm um crescimento bastante lento. O Musgo-vermelho ocorre desde as florestas úmidas do México até a Colômbia. É uma espécie que gosta de temperatura e ambiente relativo do ar constantes, sem grandes alterações.

2 – Musgo-Tapete (Selaginella kraussiana)

tipos de musgo: Selaginella kraussiana

Nativo da África do Sul, o Musgo-tapete é uma samambaia de aspecto extremamente atraente que chega a atingir de 15 a 20 centímetros de altura. A profusão de ramos forma duas camadas, uma superior e outra inferior que deixam a planta com um formato denso maravilhoso.

Essa espécie é exigente com relação aos cuidados, exigindo temperaturas acima de 26°C e umidade constante. Além disso, as regas devem ser regulares a fim de manter o solo umedecido, porém sem causar o encharcamento das raízes.

Assunto Relacionado: Selaginella Kraussiana Ou Musgo Tapete: Conheça As Dicas De Cultivo

3 – Musgo-Almofada (Selaginella martensii)

Selaginella martensii

O Musgo-almofada é muito utilizado como planta para terrários. Ele gosta de substrato rico em material orgânico com boa drenagem além de ambientes quentes e úmidos.

Nativo da América Central e México, ele tem folhas maiores e ramos difusos, o que confere um lindo visual decorativo.

Assunto Relacionado: Musgo Para Plantas: Você Sabe Para Que Serve E Como Utilizar?

4 – Selaginela-Azul (Selaginella uncinata)

tipos de musgo: Selaginella uncinata

A Selaginela-azul é nativa do sul da China e também conhecida como Musgo-tapete-azul. Por ser uma samambaia muito ramificada, quando cultivada em solo, ela cresce formando um denso tapete azulado. Com suas folhas compostas bipinadas, ou seja, com ramificações que sustentam os folíolos, ela adquire um efeito espetacular quando cultivada em vasos pendentes.

Tem um crescimento rápido e suas folhas têm reflexos brilhantes que chamam muito a atenção. Essa espécie precisa de meia-sombra com umidade relativa do ar elevada para se desenvolver saudavelmente.

O substrato, além de rico em material orgânico, deve ser bem drenado e mantido sempre úmido.

5 – Musgo-Azul-Trepador (Selaginella willdenowii)

Selaginella willdenowii

O Musgo-azul-trepador tem ramos longos e enraizamento nos nós e entrenós. Isso permite que ela se enrosque em suportes para seu crescimento assim como plantas trepadeiras.

É uma samambaia nativa do sudeste Asiático com folhas repletas de reflexos em tom azulado metálico quando iluminadas.

Elas gostam de regas generosas e se desenvolvem rápido em vasos dentro de casa.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre os tipos de musgo? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário