Vasos Decorativos Para Plantas: Como Escolher

vasos decorativos para plantas

As plantas de interior deixam o ambiente de casa mais aconchegante, além de trazer mais cor e melhorar a aparência de qualquer estilo de decoração. Assim, é essencial saber escolher vasos decorativos para plantas que se adaptem a cada espécie de modo que elas cresçam saudáveis.

Se perguntarmos a qualquer jardineiro, amador ou não, o que é preciso para que uma planta prospere, as respostas serão bem parecidas. Essencialmente temperatura, luz, regas e solo adequados.

No entanto, elas precisam também de espaço adequado. Vamos ver a seguir como ajudar sua planta oferecendo o vaso certo.

Plantas e Vasos

As plantas têm suas particularidades e o sistema radicular é um fator importante no seu ciclo de desenvolvimento.

Sendo assim, para que as raízes cresçam saudáveis, escolha os vasos decorativos de acordo com as características da planta. Do contrário, seu desenvolvimento pode ser afetado e a planta pode até mesmo morrer.

Nesse sentido, os orifícios de drenagem do vaso são mais importantes do que a aparência deles. Pois sem um escape para a água, ela fica estagnada nas camadas inferiores causando o encharcamento e consequente podridão das raízes.

Mas saiba que com o tempo, você vai adquirindo experiência suficiente para cultivar uma planta em vasos que não tem orifícios no fundo. Jardineiros que cultivam há muito tempo suas plantas preferidas conseguem dosar a quantidade certa de rega.

Além disso, é possível escolher vasos decorativos para plantas sem orifícios e que combinam com sua decoração. O motivo é que você mesmo pode utilizar uma furadeira para criar um furo no fundo do vaso.

Critérios para Escolher Vasos Decorativos para Plantas

Os critérios como um todo são simples de determinar já que todos estão relacionados entre si.

O volume e o tamanho do vaso devem permitir que as raízes cresçam e se desenvolvam ocupando todo o recipiente. Existem algumas exceções, como por exemplo as suculentas que evoluem muito melhor em vasos pequenos, já que suas raízes são minúsculas em sua maioria.

A maioria das plantas ficarão felizes ao serem replantadas a cada dois ou três anos. Além de proporcionar mais espaço, é hora de trocar o substrato por um novo.

Como regra geral, para a maioria das plantas, a altura e o diâmetro do vaso devem ser do mesmo tamanho. Contudo, algumas espécies de plantas não se encaixam neste padrão. Como é o caso das suculentas que citamos acima.

Outro exemplo são as palmeiras que tem raízes grandes e que precisam de mais espaço no diâmetro do que na altura do vaso.

Outro fator a ser levado em consideração na hora de comprar seu vaso decorativo para plantas é o ritmo de crescimento das raízes.

Raízes que se desenvolvem muito rápido, precisam de trocas mais constantes de vaso, às vezes uma vez ao ano.

Escolher um vaso que seja de fácil manuseio, como os de plástico por exemplo, facilita essa troca.

Contudo, os vasos de plástico não absorvem água, sendo necessário um controle maior no momento da rega, a fim de

não encharcar o substrato.

Já os vasos de barro e cerâmica chupam a água, facilitando possíveis excessos de rega.

Cachepôs

Os cachepôs são excelentes opções para decorar a casa com plantas. Além da possibilidade de escolha de cores, texturas e materiais, eles armazenam a água da rega.

O uso de cachepôs evita que a água estrague móveis e pisos.

Por outro lado, é importante lembrar de remover o excesso de água que fica no fundo. Assim, cerca de 20 minutos depois da rega, jogue fora a água para que as raízes não fiquem sobrecarregadas.

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (9 votes)

Deixe um comentário