As ervas daninhas tem uma incrível capacidade de aproveitar uma abertura qualquer, um caminho no jardim e surgir aparentemente da noite para o dia. Além disso, elas podem crescer em qualquer parte do solo e dependendo do tipo de erva daninha, o simples movimento que fazemos de arrancá-la, acaba espalhando suas sementes acidentalmente.
Veja algumas maneiras de evitar que as ervas daninhas prejudiquem seu jardim.
Como Evitar e Controlar as Ervas Daninhas
1- Cobertura Morta
A cobertura morta é qualquer coisa que você use para cobrir o solo de forma a evitar o crescimento das ervas daninhas. Por exemplo, fibra de coco, casca de pinus e folhas secas são exemplos de material de origem vegetal. Estes, além de manter as ervas daninhas afastadas, ao se decomporem ajudam a elevar o nível de microrganismos do solo, o que aumenta a matéria orgânica presente.
Por outro lado, você também pode utilizar materiais como pedriscos e tijolos, que são eficientes para demarcar e afastar o crescimento das ervas daninhas.
Não se limite aos elementos citados acima, há quem utilize jornais, papelão velho e até plástico.
2 – Ferramentas Corretas
Ferramentas tipo enxadas, garfos extratores ou aquelas criadas especificamente com o objetivo de retirar as ervas daninhas pela raiz, são excelentes (veja a foto no topo do artigo). Muitas vezes quando arrancamos com as mãos, as raízes não vêm junto, o que é um trabalho perdido, pois elas acabam surgindo novamente.
3 – Hortelã
Plantar hortelã pode preencher o espaço que a erva daninha usaria. Deixe-o crescer selvagem, tem aroma delicioso e você pode aproveitá-lo na culinária. São melhores que as ervas daninhas, mas não perca o controle sobre eles.
4 – Mãos na Terra
Faça uma vistoria semanal e remova manualmente o que conseguir. Essa é uma ação preventiva, uma vez que manter os joelhos e as costas saudáveis é mais importante.
5 – Herbicida Natural
Os herbicidas naturais são uma maneira de acabar com as ervas mais resistentes. Contudo, é importante cuidado na aplicação, sendo recomendado consultar um especialista que pode orientar sobre o manuseio e a necessidade do tipo de herbicida.
O vinagre misturado com água, por exemplo, pode ser pulverizado sobre as folhas das ervas daninhas. A adição de um pouco de detergente ou óleo natural, ajuda na fixação da mistura à folhagem. Proteja as plantas que deseja manter, de modo que elas não sejam afetadas.
Outras formas conhecidas de eliminar as ervas daninhas é utilizando bicarbonato de sódio, sal ou água fervente.
Veja Também:
Posts Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.