Se você mora na região Sul e Sudeste do país e procura uma planta com flores, que gosta de sol pleno, experimente a Petúnia. Com muitos cultivares híbridos é uma espécie com flores que variam do branco ao roxo, vermelho e amarelo. Não importa se plantadas em vasos suspensos ou no jardim, a beleza das Petúnias é incontestável. Aqui você vai descobrir um pouco mais sobre a Petúnia, como cuidar em vasos e no solo.
São nativas da América do Sul e pertencem à família Solanaceae, a mesma do tabaco, de onde vem seu nome Petúnia (Petum), de origem indígena. Espécies híbridas, Petunia x Atkinsiana, ocorrem em todos os estados da região Sul do Brasil, além de Minas Gerais e São Paulo.
Escolhendo o Tipo de Petúnia
As sementes de Petúnia são esféricas e minúsculas com menos de 1mm de tamanho. Você vai encontrá-las para compra classificadas em 4 espécies. Por certo, a melhor época para semear as sementes é na primavera.
Se é a primeira vez que cultiva a Petúnia sugiro começar pela espécie mais resistente que é classificada como Milliflora, embora suas flores sejam menores.
Ao contrário, a Grandiflora é a que possui as maiores flores com cerca de 10 cm. A Multiflora tem flores intermediárias entre as duas citadas acima, com cerca de 5 cm e ficam melhores como plantas pendentes em vasos suspensos.
A Hedgiflora tem tamanho menor em altura, porém ocupa um espaço maior de superfície de solo.
Embora seja uma planta perene, ou seja, que tem ciclo de vida longo, para conseguir sempre muitas flores, a Petúnia deve ser replantada a cada primavera.
Petúnia, Como Cuidar
A Petúnia, embora prefira ambientes de sol, não suporta temperaturas altas, por isso seu cultivo no sul do país é mais propício. Alternativamente, você pode cultivá-la em meia-sombra, mas saiba que a planta não terá a mesma profusão de flores.
Um substrato bem drenado e rico em nutrientes é o ideal. É comum a Petúnia sofrer por deficiência de ferro, uma vez que esse elemento é muito consumido pela planta. O primeiro sinal são as folhas descoloridas com as nervuras verdes.
Programe a adubação após 3 meses do plantio das sementes. Então, a cada mês, utilize um adubo foliar ou de liberação lenta com quantidade adicional de ferro.
As Petúnias gostam de regas regulares com grande quantidade de água, porém tenha o cuidado de não encharcar o substrato. Para evitar que as folhas e flores grudem, faça as regas por baixo.
Elas não precisam de podas, contudo as flores murchas e desbotadas devem ser retiradas.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre as Petúnias, como cuidar? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.