Quando colocamos as suculentas dentro de casa, é normal alguma dificuldade em acertar a melhor maneira de cultivá-las. Embora a característica principal dessas plantas seja a capacidade de viver com pouca quantidade de água, a história se repete e tem sempre alguém contando que perdeu uma suculenta. Veja a seguir alguns erros no cultivo de suculentas que a maioria dos jardineiros amadores cometem.
Erros no Cultivo de Suculentas
1 – Água em excesso
Exagerar na quantidade de água talvez seja o principal motivo pelo qual as suculentas morrem. Em alguns casos é possível salvar a planta, pois ela apresenta alguns sinais de alerta como por exemplo, folhas amareladas ou caindo. Outros possíveis sinais:
- A suculenta fica com aspecto murcho;
- As folhas da base ficam todas amarelas;
- Não existe crescimento de nenhuma folha nova;
- Adoecimento das raízes por causa do encharcamento, dessa forma elas apodrecem e exalam mau cheiro.
2 – Sem água suficiente
Você já ouviu falar no teste do dedo, certo? Ele ajuda na hora de decidir se a planta está precisando de água. Contudo, outros sinais são visíveis quando a planta está com sede por um tempo que é maior do que ela pode suportar:
- Terra com aspecto seco;
- Folhas com as pontas secas;
- Folha com bordas marrons.
3– Super Adubação
Se você não é desses que exagera nos fertilizantes, ok, pode pular este item com a consciência tranquila. Por outro lado, se você desconfia que pode estar exagerando, saiba que o desequilíbrio nutricional pode afetar a planta de muitas maneiras. Por exemplo:
- A planta fica vulnerável o que facilita o surgimento de doenças;
- Ocorre o aumento da salinidade no solo, que provoca a falsa necessidade de água ou então o excesso de toxidez;
- Problemas de absorção de nutrientes;
- Dificuldade de absorver água, causando a desidratação da planta.
4– Luminosidade
Por certo, escolher o local errado para colocar a suculenta pode ser fatal para sua planta. Muitas espécies aceitam o cultivo dentro de casa, em ambiente de sombra, porém uma outra grande parte não sobrevive sem a luz direta do sol.
Além disso, as suculentas em seu habitat estão em condições muito diferentes daquelas que temos em casa, tornando-se assim uma tarefa importante descobrir qual a melhor condição de luz para a planta.
Sempre pesquise para descobrir as características de luz que a sua espécie de suculenta precisa.
5 – Substrato errado
É extremamente importante que o solo seja adequado e além disso, tenha ótima drenagem. O principal a ser observado, é não deixar a terra compactada.
Uma vez que existem muitas boas opções de misturas para suculentas que você pode compor, use sempre um substrato que seja leve e aerado. Dessa forma, você garante o escoamento da água e o desenvolvimento saudável das raízes.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre os erros no cultivo de suculentas? Logo após terminar a leitura, conheça também os artigos sobre decoração e receitas. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.