Orquídea Dendrobium: Como Cuidar, Regar, Substrato E Luminosidade

como cuidar da orquídea dendrobium nobile
Orquídea Dendrobium Nobile

Originária de países como Índia, Japão, Nova Guiné, entre outros. A orquídea Dendrobium faz parte de um grande grupo de gênero, cerca de 1500 espécies. Contudo, o que chama atenção é o contraste entre a delicadeza e o rústico. Por isso, nesse artigo listo algumas dicas sobre a Orquídea Dendrobium, como cuidar, preparar o local de cultivo e as regas.

O nome se refere a planta que vive apoiada na árvore, pois elas são epífitas, ou seja, crescem em cima de árvores, daí o nome Dendrobium (vida sobre as árvores). Porém, encontra-se também algumas espécies do gênero que são rupícolas, que crescem sobre rochas.

A presença delas, no Brasil, se dá ao fato da sua fácil adaptação ao clima, sendo as mais conhecidas, a Nobile, ou Olho-de-boneca e a Chrysotoxum.

Com a capacidade de embelezar ainda mais o ambiente, as dicas abaixo irão explicar como cultivar Orquídea Dendrobium da forma correta.

Plantio das Orquídeas Dendrobium

Para se desenvolverem bem, as Dendrobiuns devem estar firmemente presas, pois possuem raízes finas e frágeis.

Quanto ao substrato em vasos, é preciso uma mistura de pedras, carvão vegetal e casca de pinus, pois mantém a respiração das raízes além de facilitar a drenagem da água. 

Ainda sobre o plantio em vasos, é importante manter sempre uma boa drenagem para facilitar também a ventilação, não sobrecarregando na umidade.

Temperatura ideal para cultivar a Orquídea Dendrobium

Diferentemente de algumas espécies, quando a Orquídea Dendrobium fica exposta à temperaturas baixas, pode sofrer danos. Por exemplo, suas folhas podem cair. Por isso, é necessário um ambiente com temperatura intermediária entre 18 °C a 32 °C.

Luminosidade recomendada

As Orquídeas Dendrobium se dão muito bem com alta luminosidade, assim, algumas horas de sol por dia vão favorecer a floração.

Todavia, preste atenção às folhas da sua planta, pois é nelas que as plantas expressam a necessidade maior ou menor de luminosidade.

Dessa forma, se as folhas estiverem amareladas, diminua a exposição à luz. Já se estiverem mais escuras que o verde comum, isso significa que necessitam de mais luminosidade, então opte por deixá-las ao sol algumas horinhas a mais. 

Rega da Orquídea Dendrobium

A rega deve ser realizada ao menos 2 vezes na semana. Contudo, a rega pode variar de acordo com o clima da sua região. Ou seja, em relação à quantidade de água e rotinas, não existe uma regra absoluta, uma vez que a necessidade ou não de rega está diretamente ligada às temperaturas da sua cidade.

Em dias chuvosos, ou na estação do inverno, a rega deve ser menos frequente, assim como no verão o processo deve ser o contrário.

Outra questão importante a ser mencionada é que, caso sua Orquídea Dendrobium esteja sobre rochas ou troncos de árvores, a rega deve ser com água abundantemente.

Mas caso esteja sendo cultivada em vasos, sempre verifique a umidade do solo antes de regar. 

Adubação para ajudar a cultivar a Orquídea Dendrobium

Dê preferência a fertilizantes que contenham nitrogênio ou sejam equilibrados. 

As orquídeas dendrobium necessitam ser fertilizantes para crescerem saudáveis, exceto durante a floração. Nas outras estações ela deve ser bem alimentada para manter a energia para o crescimento.

7 Dicas Incríveis Para Sua Planta Jiboia Crescer Maravilhosa

Como Combinar As Plantas Gramíneas No Seu Jardim

Flores Em Todas As Estações: Como Cultivar Gerânio

Como Cultivar Samambaia Em Casa E No Jardim: Dicas Preciosas

Como Cuidar da Begônia E Ter Plantas Saudáveis Por Longo Tempo

Gostou destas dicas de como cuidar da Orquídea Dendrobium? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário