As flores da Dália são imensamente variadas nas formas e cores, e são tão enormes e incríveis que atraem cada vez mais jardineiros interessados. Existem associações de colecionadores e apaixonados ao redor do mundo que se reúnem em feiras e exposições com o objetivo de estimular o interesse, divulgar informações e celebrar a beleza da Dália. Vamos conhecer um pouco mais sobre como plantar Dália e as melhores dicas de cultivo.
Sobre a Flor Dália
A Dália pertence à família Asteraceae, a mesma de outras flores também lindas como as Gérberas e os Crisântemos. É nativa da América Central e é um gênero de plantas tuberosas, ou seja, suas reservas de nutrientes são acumuladas nas raízes.
Assunto Relacionado: Saiba Tudo Sobre a Flor de Gérbera: Como Cuidar, Plantar e Regar
Se plantadas no início do outono, elas florescem no final do verão. São plantas perenes que duram muitos anos florescendo.
Para organizar e facilitar o reconhecimento das espécies (mais de 20 mil) suas flores são classificadas em quatro aspectos, de acordo com o tamanho, forma, cor e tipo.
Além disso, o cultivo da Dália está ligado ao propósito para o qual o jardineiro escolheu. Existem as espécies de jardim, que são de fácil cultivo e manutenção. Outras propriamente cultivadas como flor de corte, para uso em buquês e arranjos. E por fim, espécies menores ideais para vasos e jardineiras.
Como Plantar Dália no Jardim
As Dálias gostam de sol e precisam ficar ao menos 6 horas expostas à luz solar, preferencialmente no período da manhã. Evite locais com ventos.
O solo deve ser bem drenado e rico em material orgânico.
Assunto Relacionado: O Que Significa Um Substrato Bem Drenado: Confira!
Ao escolher os tubérculos, evite aqueles que tenham a aparência enrugada ou amolecida. Por certo, se houver algum ponto já com broto verde, é sinal de um tubérculo bom e ativo.
Faça buracos no solo um pouco maiores do que o tamanho da raiz. Além disso, cave até uma profundidade de 15 centímetros, e acomode os tubérculos com os “olhos” ou brotos voltados para cima.
Deixe espaços de 20 a 30 centímetros entre uma raiz e outra.
Após colocar a raiz dentro do buraco, cubra com um pouco de substrato, mas atenção, não encha o buraco todo com terra de uma só vez.
Sendo assim, espere até que brote um caule, então preencha mais um pouco, acompanhando a planta, até que esteja no nível do solo.
Detalhes Importantes sobre a Dália
Se o plantio foi feito no outono, como mencionamos anteriormente, em cerca de 8 semanas, as Dálias começam a florescer.
Outro detalhe muito importante e diferente da maioria das espécies, é com relação à rega. Como o tubérculo Dália é propenso ao apodrecimento, as regas não devem acontecer antes que os brotos estejam acima do solo.
Depois que as partes verdes tiverem surgido, regue abundantemente a planta. Mantenha o solo ligeiramente úmido a partir de então.
Tenha uma atenção especial depois das chuvas, pois como as flores são grandes é comum o acúmulo de água entre as pétalas, o que pode causar o murchamento antes da hora devida. Assim, derrube delicadamente o excesso de água.
As Dálias de jardim são plantas grandes atingindo tamanhos variados que podem chegar até 1,80 metros de altura e suas flores surgem acima dos arbustos. Dessa forma, é necessário o uso de hastes e estacas para manter a planta ereta.
Como Plantar Dália em Vasos
As Dálias para cultivo em vaso, são menores atingindo geralmente de 30 a 50 cm de comprimento. Porém, separe vasos que tenham profundidade suficiente para acomodar as raízes. Nesse sentido, calcule um vaso com pelo menos um palmo de terra abaixo do local onde será posicionada a raiz.
Mesmo em vasos, é bom preparar uma estaca para sustentar o peso do arbusto e das flores que surgirão.
Aproveite para fazer composições com outras espécies de plantas que tenham cores diferentes. Isso vai valorizar o visual do vaso, deixando em evidência as lindas flores da Dália.
O substrato para o plantio em vaso, também deve ser solto e drenável, com terra rica em nutrientes.
Proceda o plantio da mesma maneira como citado no caso de plantar no jardim. Desde o posicionamento do tubérculo no buraco até o aparecimento da parte verde da planta.
A diferença é que um tubérculo em cada vaso é suficiente para um bom arbusto. Em espaços maiores como no caso de jardineiras, respeito o espaçamento de 20 centímetros entre as raízes.
Como Adubar a Dália
Utilize fertilizantes com baixo teor de nitrogênio. O nitrogênio é o N do NPK, dessa forma combinações como NPK 10-20-20 ou 5-10-10, são bem vindas.
A adubação deve acontecer só após a germinação e depois mensalmente até o período do outono.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Se você achou interessante o artigo sobre como plantar Dália, então compartilhe com quem você conhece e sabe que também gosta de plantas. Logo depois deixe suas estrelinhas abaixo. Além disso, leia também nossos outros artigos sobre dicas de plantas.