A Flor-estrela-zebrina tem a aparência de um típico cacto, mas pertence a outra família, a Apocynaceae. É uma família que se destaca por espécies com flores muito vistosas e exóticas, assim como a que veremos a seguir.
Ela é uma pequena suculenta que cresce entouceirada e que prefere o cultivo em locais quentes e à meia-sombra.
Sobre a Flor-Estrela-Zebrina
A Flor-estrela-zebrina é também conhecida popularmente como Suculenta-zebrina. Nativa de locais de baixa altitude no Zimbabwe, África do Sul e Moçambique.
Ela atende pelo nome científico de Huernia zebrina.
Tem hastes suculentas que chegam a 120 mm de comprimento e por volta de 8 a 20 mm de espessura. E possuem dentes bastante pontudos ao longo das hastes, o que faz com que sejam confundidos com cactos.
Suas flores surgem na primavera e tem um visual curioso com um anel elevado, ligeiramente espesso, em tons avermelhados e marrons. As manchas do anel seguem nos lóbulos ao redor, porém em menor grau de coloração.
As manchas nos lóbulos afundados e em garras, formam nuances de cores e formatos que justificam o nome da espécie.
Como Cuidar da Suculenta-Zebrina
A Flor-estrela-zebrina é uma espécie que aprecia o calor, assim evite locais onde a temperatura alcance menos de 10 ° C.
Contudo, embora seja uma planta de clima quente, ela prefere ambientes mais sombreados. Pois, o sol pleno, pode deixar a planta desidratada rapidamente e com um aspecto de murcha.
Nesse sentido, escolha um local em casa que seja bem iluminado, com sol no início da manhã. As varandas são boas escolhas para o cultivo, mesmo que não tenha sol, pois a luz abundante e brilhante é suficiente para a Suculenta-zebrina.
Prepare uma mistura de substrato que seja extremamente bem drenado, de forma a permitir o completo escoamento da água da rega.
As regas não precisam ser frequentes, ao contrário, molhe o menos possível. E só faça novas regas quando o solo estiver completamente seco.
No período do inverno, reduza ainda mais a quantidade de regas. Pois, nessa época, além de entrarem em um período de descanso, elas se preparam para o florescimento da primavera.
O mais importante sobre o cultivo da Flor-estrela-zebrina é acertar na combinação de substrato, temperatura e rega.
Isso porque, assim como outras espécies da mesma família da Huernia zebrina, elas são atacadas por um fungo conhecido como “macha-negra”.
Desse modo, qualquer desequilíbrio de cultivo favorece o aparecimento dessas manchas que rapidamente destroem a planta.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre a Flor Estrela Zebrina? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.