A Colocasia Esculenta tem um nome popular mais amigável: Taro. Em algumas regiões do país ela é conhecida também por Inhame-preto. Isso porque seus tubérculos são comestíveis assim como também suas flores e folhas.
É uma planta com folhas grandes, elegantes e ornamentais.
Sobre a Colocasia Esculenta
A Colocasia Esculenta é originária da Ásia tropical e foi introduzida em outros continentes há centenas de anos. Conhecida por alimentar diversos povos desde a China até o norte da África.
Como alimento, a planta Colocasia está entre as 15 plantas mais importantes no mundo. Seus tubérculos são consumidos cozidos, fritos ou assados.
E embora seja uma espécie da família Araceae – caracterizada por grupos de plantas tóxicas – quase todas as partes do Taro são próprias para o consumo, desde que não sejam ingeridas cruas.
Existem cerca de 20 espécies de Colocasia, e dentre as variedades de uso ornamental, podemos citar a Colocasia Esculenta var. aquatilis, chamada popularmente de Taro e a Colocasia Esculenta var. illustris, conhecida pelos nomes populares de Inhame-imperial e também Tinhorão-preto.
A planta Taro (Colocasia Esculenta var. aquatilis) é uma herbácea perene considerada planta aquática, pois tem a capacidade de viver dentro da água.
Suas folhas grandes e de cor negra arroxeada são o maior atrativo quando utilizadas apenas como plantas ornamentais. Elas não têm caule e possuem um pecíolo longo, podendo atingir até 1,2 metros de altura.
A inflorescência tem o formato típico e semelhante a outras espécies da família Araceae, como o anthurium e spathiphyllum. No entanto, elas surgem ocasionalmente e são mais baixas que as folhas. Tem uma bráctea, que é a folha modificada que protege as inúmeras e minúsculas flores.
Assunto Relacionado: Alocasia Cuprea, Conheça Todos Os Cuidados
Como Cuidar da Colocasia Esculenta
A Colocasia Esculenta var. aquatilis vai ficar muito à vontade ao longo da borda de qualquer tipo de fonte de água. Assim, o cultivo pode ser tanto à margem como também dentro da água.
Luz e Temperatura
O Taro gosta de sol pleno ou de meia-sombra. Como uma planta tropical, precisa de ambientes quentes e úmidos.
Assim, prefira cultivá-la em clima tropical ou subtropical e evite as baixas temperaturas de regiões frias do Sul do país.
Rega e Substrato
A Colocasia cultivada em vaso precisa de rega praticamente todos os dias. Tente manter sua planta sempre em ambientes úmidos pois suas folhas são macias e permeáveis, o que permite uma grande evaporação de água.
O substrato deve ser rico em nutrientes, mas muito bem drenado. Utilize vasos grandes e fundos, pois além de suportar o crescimento rápido, eles precisam ter espaço para os tubérculos.
Faça podas sempre que notar folhas amarelas ou mortas, pois elas acabam sobrecarregando as raízes sem necessidade.
A Colocasia esculenta também é uma grande sugadora de nutrientes do solo. Dessa forma, faça fertilização duas ou três vezes ao mês.
A adubação pode ser feita sempre em conjunto com a rega. Nesse sentido, é sempre bom regar um pouco antes e depois adicionar o adubo com o restante da água.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre a Colocasia esculenta? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.