Aglaonema Simplex Blume é uma planta de folhagem vívida com textura e coloração diferenciadas. Suas folhas são predominantemente amarelas com pontuações verdes, embora à primeira vista pareça exatamente o contrário.
Própria para cultivo em ambientes semissombreados e bem arejados, essa é uma Aglaonema que gosta de estar em ambientes com boa umidade relativa do ar. Conheça um pouco mais sobre ela com os cuidados que separamos para te ajudar a cultivá-la.
Sobre a Aglaonema Simplex Blume
Originária do Sudeste Asiático, a Aglaonema Simplex Blume é um membro notável da família Araceae, possuindo uma variedade de características que a destacam no mundo das Aglaonemas.
Conhecida popularmente como Café-de-salão-do-Sião, é uma planta que atinge cerca de 40 centímetros. Tem caule engrossado com folhas de pecíolo ou pé curto e lâminas de cerca de 20 a 30 cm de comprimento.
As inflorescências são típicas da família Araceae, em formato de espádice, assim como nos Antúrios, por exemplo.
Ou seja, a disposição das flores ocorre em volta de um eixo carnoso, como uma espiga e protegidas por uma folha modificada de cor amarelada.
Como Cuidar da Aglaonema Simplex Blume
De crescimento lento, ela prefere locais arejados, com uma boa umidade relativa do ar, mas não gosta de ter suas folhas molhadas. Acompanhe a seguir como cuidar da Aglaonema em vaso e conheça mais detalhes sobre luminosidade, temperatura, rega, substrato e formas de propagação.
Luz e Temperatura
A Aglaonema Simplex prefere locais com luz predominante indireta. E embora ela se adapte bem em áreas com menor luminosidade, não deve ficar totalmente na sombra, pois com o tempo ela vai perdendo o viço, além das manchas coloridas.
Sendo assim, em casa, escolha locais como varandas e sacadas de apartamento de forma que elas aproveitem o máximo de luz disponível.
Já nos jardins, coloque sua Aglaonema Simplex protegida embaixo de arbustos maiores ou árvores. Evite a luz solar direta, pois além de deixar a planta com aspecto seco, pode causar queimaduras em suas folhas.
Em relação à temperatura, ela se desenvolve bem em ambientes quentes, preferencialmente entre 20 e 30 graus Celsius.
Rega e substrato
Esta planta gosta de solo úmido, mas não encharcado, o que pode ser um desafio quando o recipiente não possui orifícios de drenagem. Para ajudar na umidade é necessário escolher um substrato apropriado que mantenha as raízes livres de encharcamento.
Isso geralmente é alcançado com uma mistura de terra vegetal, areia e matéria orgânica, como por exemplo, esterco curtido. A adição de perlita também pode melhorar a drenagem.
As regas devem ocorrer de acordo com o clima da sua região, sendo indispensável manter um pouco de umidade no substrato entre uma rega e outra. No entanto, evite molhar as folhas que podem amolecer e apodrecer com facilidade, sobretudo em locais com menor ventilação.
Adubo
A Aglaonema Simplex não é muito exigente quanto a fertilizantes, aliás ao contrário, ela deve ser adubada com moderação para evitar toxicidade por excesso de nutrientes.
Dessa forma, ao administrar o fertilizante, ofereça uma quantidade bem menor do que a indicada nas instruções da embalagem. Além disso, observe a proporção adequada para o tamanho da planta que você tem.
Uma formulação balanceada, a cada 4 ou 6 semanas, do tipo NPK 10-10-10 é a mais indicada para folhagens e plantas que não produzem frutos.
Limpeza das folhas e Poda
Para manter sua Aglaonema sempre bonita, retire as folhas amarelas ou danificadas e limpe as folhas verdes com um pano úmido para remover a poeira. Isso ajuda na fotossíntese, sobretudo das folhagens que não estão diretamente sob a luz solar.
A poda da Aglaonema também pode ser realizada apenas para manter a forma da planta, estimulando um crescimento mais compacto e denso.
Como Reproduzir a Aglaonema Simplex Blume
A propagação da Aglaonema Simplex Blume pode ser realizada de maneira bastante intuitiva através da divisão de touceiras. Esse processo consiste em separar uma parte da planta mãe que já tenha desenvolvido suas próprias raízes.
Embora possa ser realizado em qualquer época do ano, você terá mais chances de sucesso com a propagação na primavera.
Passo a Passo para Propagação:
- Preparo: Escolha uma planta mãe saudável e robusta e prepare o vaso onde a nova planta será colocada. Certifique-se de que o substrato seja solto, úmido e bem drenado.
- Divisão: Com cuidado, retire a planta mãe do vaso e localize uma touceira saudável para dividir. Separe com delicadeza, garantindo que as raízes da nova planta estejam intactas.
- Plantio: Plante a nova touceira no vaso preparado e regue moderadamente, evitando encharcar o substrato. Posicione o vaso em um local com luz indireta e protegido de correntes de ar nos primeiros seis meses.
Cuidados Pós-Plantio: nos primeiros dias, mantenha o substrato constantemente úmido e observe a planta regularmente para detectar sinais de estresse, como folhas amareladas ou murchas. Ajuste as condições conforme necessário, diminuindo ou aumentando a quantidade de água para garantir um bom enraizamento no novo vaso.
Enfim, tenha uma Aglaonema em casa para admirar sua beleza singular, com suas folhas vibrantes e coloridas, perfeita para decorar os mais diversos tipos de ambientes.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim