Árvores Do Cerrado Brasileiro Com Flores Surpreendentes

árvores do cerrado brasileiro

As árvores do cerrado brasileiro possuem flores de cores brilhantes que surpreendem não somente pelo seu atrativo visual, mas também por suas formas exuberantes. A aparência atraente das flores é determinante como mecanismo de sobrevivência, atraindo polinizadores como abelhas, pássaros e morcegos. Acompanhe 10 espécies com lindas flores que separamos para você conhecer.

Além disso, muitas flores do Cerrado possuem estruturas adaptativas para lidar com o ambiente extremo. Por exemplo, cutículas cerosas que reduzem a perda de água, bem como tecidos reforçados que resistem ao calor intenso e à escassez de nutrientes. Acompanhe 10 espécies com lindas flores que separamos para você conhecer.

Como são as Árvores do Cerrado Brasileiro

Antes de conhecer as flores belíssimas das árvores do Cerrado brasileiro, perceba que essas árvores possuem algumas características interessantes. Elas apresentam adaptações notáveis para sobreviver em um clima caracterizado por uma estação seca prolongada e outra chuvosa bem definida.

Nesse sentido, a casca grossa, tão comum na maioria das árvores do Cerrado, protege contra os frequentes incêndios que ocorrem, permitindo que elas sobrevivam e se regenerem após o fogo.

Além disso, suas raízes podem se estender a profundidades consideráveis em busca de água, algumas chegando a mais de 15 metros de profundidade.

As folhas das árvores do Cerrado muitas vezes possuem uma camada cerosa e são mais duras, assim como mais espessas comparando com espécies de outros climas, características que reduzem a transpiração e a perda de água.

Muitas espécies florescem no início da estação chuvosa, favorecendo as chances de polinização e dispersão de sementes, quando os polinizadores estão mais ativos e as condições para germinação são consideradas ideais.

10 Espécies de Árvores do Cerrado Brasileiro e suas Flores Surpreendentes

As flores do cerrado são belíssimas, não há como negar. Algumas com formas tubulares especializadas para facilitar a visita de beija-flores, enquanto outras possuem pétalas largas e planas que atuam como plataformas de pouso para insetos.

As cores variam desde o branco puro e o amarelo vivo até o vermelho intenso e o roxo profundo, muitas vezes com múltiplas cores presentes na mesma flor ou inflorescência.

1 – Pau-de-Rosas (Physocalymma scaberrimum)

Physocalymma scaberrimum

As flores da árvore Pau-de-Rosas são vistosas, com pétalas de cor rosa-magenta a roxo. É uma espécie que pode chegar a 25 metros de altura, mas em terrenos pedregosos ou com solo pobre em nutrientes, seu porte é arbustivo.

Essa árvore possui muitos nomes populares bem interessantes de acordo com a região onde ocorre. Por exemplo no estado do Acre é chamada de Itaubarana-da-capoeira, no Amazonas, Pau-rosa, Pau-de-rosas e Roxinha, já no Distrito Federal, Resedá-brasileiro e por fim em Goiás e em Tocantins, é conhecida como Capitão-do-mato ou Cega-machado.

2 – Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia)

Mimosa-caesalpiniifolia
Imagem: Maurício Mercadante

As flores da árvore Sabiá são brancas em formato de espigas cilíndricas, muito delicadas, e seus frutos aparecem a seguir em vagens planas.

A árvore Sabiá recebe esse nome por causa da cor de sua casca que lembra a penugem do pássaro de mesmo nome. No entanto, tem outros nomes populares como Sansão-do-campo e Unha-de-gato.

Essa é uma árvore que não está restrita ao cerrado, ao contrário, se encontra amplamente distribuída por todas as regiões do Brasil.

3 – Jacarandá-de-Minas (Jacaranda cuspidifolia)

Jacaranda cuspidifolia

As cores das flores do Jacarancá-de-Minas revelam uma árvore completamente colorida de tons violetas em seu período de floração. É uma árvore belíssima com tons de cobre da pontas das folhas mais jovens.

Suas raízes não são agressivas, o que torna essa árvore perfeita para locais ao longo de calçadas. E apesar de alcançar cerca de 10 metros de altura, é possível controlar seu tamanho com podas de contenção.

4 – Pequi (Caryocar-brasiliense)

Caryocar-brasiliense
Imagem: BioDiversity4All

A árvore do Pequizeiro pode atingir entre 8 e 12 metros de altura, a depender das condições do local. As flores do Pequi são destaque, mesmo em uma árvore tão alta, são grandes e vistosas de cor amarela e branca.

O fruto do Pequi é rico em vitamina C e amplamente utilizado na culinária regional. Além de muito saboroso, é matéria-prima de diversos pratos salgados, assim como de licores, sorvetes e até mesmo utilizado na fabricação de ração animal.

5 – Mulungu (Erythrina speciosa)

Árvores do cerrado brasileiro - Erythrina speciosa

As flores do Mulungu são um espetáculo, além das cores vermelhas vibrantes, o formato nada comum de suas pétalas chamam a atenção. A floração do Mulungu ocorre de julho a setembro.

O tronco tem muitos espinhos e quase não tem uma parte reta e lisa. Além disso, possui uma casca muito fina que se solta facilmente. Ela recebe outros nomes populares como Suinã e Canivete.

6 – Pau-santo (Kielmeyera coriacea)

Kielmeyera-coriacea
Imagem: Maurício Mercadante

Essa é uma árvore do cerrado, extremamente resistente à seca, que forma um conjunto muito bonito com folhas alongadas e grossas, veios levemente avermelhados e o destaque de suas flores brancas com miolo amarelo.

Da casca da árvore Pau-santo é retirada a cortiça, sua madeira pode ser aproveitada em pequenas construções, bem como o extrato feito das folhas tem sido estudado na medicina por seu efeito ansiolítico.

7 – Angelim-doce (Andira fraxinifolia)

árvores do cerrado brasileiro - Andira fraxinifolia

Essa é uma árvore de copa densa, de tronco reto e levemente tortuoso, com crescimento considerado moderado. Sua floração de tom rosado e roxo é muito atrativa, e surge entre os meses de novembro e maio, dependendo da região.

Recebe muitos outros nomes populares como Angelim-do-mato, Angelim-roxo e Morcegueira. Aliás, seu nome científico Andira vem do tupi-guarani e significa árvore do morcego. A madeira da árvore Angelim-doce é comumente utilizada na construção civil.

8 – Apuí (Clusia nemorosa)

clusia nemorosa
Imagem: INPA

A árvore Apuí é também conhecida popularmente como Camaçari, Mucugê-bravo e Orelha-de-burro. Além do cerrado, ela ocorre também em outros biomas brasileiros, incluindo Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica.

As flores possuem um tom vermelho-vivo na parte interna. A frutificação acontece entre fevereiro e abril, sendo as aves os principais agentes de dispersão. Esta árvore é utilizada para fins medicinais, e tem sido estudada não só por seus efeitos antimicrobianos, como também inseticida.

Assunto Relacionado: Árvores Que Crescem Rápido E Que Dão Sombra Para O Jardim

9 – Coração-de-negro (Eremanthus glomerulatus)

Eremanthus-glomerulatus
Imagem: Wikipidea

Com flores esféricas de cor creme, a árvore do cerrado Coração-de-negro tem um visual interessante. Ela floresce na primavera e suas folhas são verde-escuras, consistentes, rígidas e ao mesmo tempo flexíveis.

Ela pode atingir entre 2 a 10 metros de altura, variação esta que ocorre dependendo do tipo de clima e solo da região onde a árvore cresce.

10 – Pindaíva (Xylopia aromatica)

Xylopia aromatica
Imagem: Museu Cerrado

A Pindaíva é também conhecida como Pindaíba e Pimenta-de-macaco. É uma árvore típica do cerrado e que é muito utilizada para construção de cercas, devido à madeira leve e reta.

As flores são brancas e um espetáculo em sua distribuição ao longo do caule. Vista de cima parecem várias estrelas enfileiradas lado a lado. Elas podem florescer em diferentes épocas do ano.

Veja Também: