Acalifa (Acalypha Wilkesiana): Folhagem Colorida Tropical

A folhagem vermelha é a principal característica dessa incrível Acalifa. No entanto, existem dezenas de cultivares, inclusive de outras cores, para escolher o que mais combina com o estilo do seu jardim.

Originária das Ilhas do Pacífico, a Acalifa tem uma folhagem vistosa que pode ser cultivada no jardim isoladamente ou em grupos, assim como também ao longo de muros e cercas, pois elas têm ramificação abundante e folhas grandes.

Sobre a Acalifa

A Acalifa pertence à família Euphorbiaceae e compreende quase 800 espécies conhecidas no gênero Acalypha. O nome Acalypha vem de uma palavra grega (akályphos) que significa urtiga.

São em sua maioria nativas de regiões tropicais do sudeste asiático e introduzidas no Brasil nos estados da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.

A Acalypha wilkesiana é um arbusto perene que pode atingir 3 metros de altura ou mais. Suas folhas são dispostas alternadamente, ovaladas, com margem dentada e chegam a 15 cm.

As cores das folhas variam desde o rosa ao vermelho acobreado.

A inflorescência surge geralmente solitária em forma de espiga. Elas são monoicas ou seja, tem flores masculinas e femininas na mesma planta. As espigas masculinas são mais longas e penduradas, enquanto as femininas são menores e mais curtas.

Os frutos são pequenos, lisos e trilobados com sementes minúsculas.

Tipos de Acalypha Wilkesiana

Você vai encontrar variedades da Acalypha wilkesiana com folhas salpicadas de rosa, vermelho, roxo e verde, além disso algumas listradas. Geralmente todas elas com bordas serrilhadas, o que confere um charme especial às Acalifas.

Veja abaixo, por exemplo, a Acalypha w. marginata com folhas avermelhadas e bordas ligeiramente claras. Já a Acalypha w. “Java White” tem as folhas verdes variegadas.

Acalypha wilkesiana marginata e java white

A Acalypha w. moorea tem folhas vermelhas com tom fechado, quase marrom. E a Acalypha w. circinata tem as folhas verdes com bordas pintadas de creme.

Tipos de acalifa: Acalypha wilkesiana moorea e Acalypha wilkesiana circinata

Como Cuidar da Acalifa

A Acalifa gosta de locais protegidos de ventos fortes e que sejam bem iluminados.

Seu crescimento é rápido, desse modo, quando cultivada no jardim tenha cuidado com as plantas vizinhas pois o crescimento acelerado da Acalifa pode sufocá-las.

Luz e Temperatura

A luminosidade é essencial para as folhas crescerem vistosas e com cores vibrantes. Para as plantas de jardim, escolha pontos ao ar livre com sol pleno, desde que em temperaturas amenas.

Considerando que a temperatura de cultivo ideal gira em torno de 18°C a 27°C, algumas partes do país podem ser muito frias, já que a Acalifa não tolera geadas.

Por outro lado, nas regiões mais quentes do país a Acalifa fica muito bem em meia-sombra, uma vez que o sol forte aliado a alta temperatura pode causar queimaduras nas folhas.

Se cultivada em vaso, escolha locais com boa iluminação, em varandas ou janelas que tenham luz solar ao menos 4 horas do dia.

Rega e Substrato

A rega é um fator importante para a Acalifa, pois a falta de água pode causar a queda das folhas. Nesse sentido, mantenha regas regulares de forma que o solo não fique encharcado, pois nesse caso as raízes ficam sobrecarregadas e a planta pode murchar.

Para prevenir e evitar o encharcamento das raízes os vasos devem sempre ter orifícios para o escape da água e além disso, substratos com boa drenagem.

Plantas que estão em jardins devem ser cultivadas igualmente em solo bem drenado, mais arenoso e com regas controladas.

O substrato rico em material orgânico e úmido geram plantas que se espalham rapidamente, saudáveis e com folhas deslumbrantes.

Adubo

Utilize fertilizante na primavera, verão e no outono a fim de manter sua Acalypha wilkesiana com crescimento saudável. Formulações para plantas de folhagens ou um fertilizante padrão líquido misturado à rega é suficiente.

Se preferir adube com fertilizante granular de ação lenta ou então utilize o Bokashi. Já falamos dele anteriormente aqui no site: Como Usar Bokashi Nas Plantas De Casa

De qualquer forma, é importante ficar atento às orientações de cada embalagem para evitar o exagero na adubação, que pode facilmente prejudicar a planta.

Podas e Propagação da Acalifa

As podas da Acalifa podem ser feitas ao final do outono. Não há problemas em fazer podas mais radicais pois elas se recuperam bem com novo crescimento vigoroso. Porém não há necessidade de fazer podas anuais, a não ser que seja da sua vontade.

A propagação pode ser feita facilmente através de estacas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Acalifa? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário