A Rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia) é uma plantinha suculenta poderosa. Cultivada em jardins e floreiras não somente pela beleza de suas folhas e flores, mas também como ingrediente na cozinha. Conheça os detalhes básicos do plantio e todos os cuidados necessários para tê-la no seu jardim.
Sobre a Rosinha-de-Sol (Aptenia cordifolia)
A Rosinha-de-sol é uma suculenta pertencente à família Aizoaceae, a mesma da Planta-gelo, já comentada aqui no site anteriormente.
Muito usada como planta rasteira, a Rosinha-de-Sol se alastra facilmente com uma ramificação densa. E por isso mesmo é bastante utilizada como planta de cobertura de solo. Embora ela tenha longos caules rastejantes, é uma planta pequena que atinge cerca de 10 centímetros de altura.
Originária da África do Sul, Ilhas Canárias e Austrália, a espécie Aptenia cordifolia é conhecida por suas folhas suculentas e brilhantes, com um formato arredondado e oval que apresenta uma leve depressão no centro.
Além disso, a Aptenia Cordifolia produz flores pequenas de cores vibrantes, que podem variar do rosa ao vermelho e atraem polinizadores como abelhas e borboletas.
Ela é uma PANC (planta alimentícia não convencional) utilizada na culinária.
Como Cultivar A Aptenia Cordifolia
A Aptenia Cordifolia é uma planta de fácil cultivo, ideal para varandas e jardins ensolarados. Além disso, o cultivo em vasos, vasos suspensos e jardineiras é muito comum por causa de sua profusão de flores que desabrocham várias vezes ao ano.
Luz e Temperatura
A Aptenia Cordifolia gosta de sol e você verá muitas flores ao cultivá-la. Certifique-se de escolher um local onde a planta receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Essa é uma suculenta que pode tolerar uma ampla variedade de temperaturas, até mesmo no sul do país. No entanto evite locais com geadas e frio intenso, com temperaturas abaixo de 10° C.
Rega e Substrato
Escolher um substrato bem drenado é o ponto principal para a Aptenia Cordifolia. Isso porque a qualidade do solo não é tão relevante, desde que a água escorra rapidamente e suas raízes não fiquem encharcadas.
Além disso, as regas devem ser bem esparsas, já que a Rosinha-de-sol é uma planta suculenta e suporta bem períodos de seca e substratos mais secos.
A Aptenia Cordifolia é uma planta que cresce bem rápido e pode se espalhar rapidamente. Se você deseja controlar seu tamanho ou formato, faça podas regularmente. A poda também pode ser feita para remover folhas ou flores murchas e estimular o crescimento de novos brotos.
Adubo
A Aptenia Cordifolia não precisa de adubos especiais. Tanto a formulação para folhagens como para flores são bem vindos, já que o mais importante é repor os nutrientes perdidos ao menos uma vez ao mês.
Nesse sentido, prefira a primavera e o verão para adubar se você não tiver a chance de manter a adubação mensal. É sempre bom lembrar que as instruções do fabricante devem ser seguidas para evitar que a planta sofra com excessos.
Enfim, a Rosinha-de-sol é uma suculenta perfeita para locais ensolarados e que estão precisando de uma espécie de tamanho pequeno de muita cor e beleza.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre a Rosinha-de-sol? Você já conhecia essa suculenta? Compartilhe com quem você conhece e que tenha um local ensolarado para cultivá-la. Em seguida, deixe suas estrelinhas abaixo.