Crista-Plumosa ou Celósia, Como Cuidar E Germinar

Celósia como cuidar

Embora a Celósia seja nativa do continente asiático, ela é muito popular como planta ornamental aqui no Brasil. O grande atrativo de Celósia são suas flores plumosas com formato piramidal em diversas cores. Conheça um pouco mais sobre esta linda planta e veja dicas sobre a Celósia, como cuidar aí no seu jardim.

Sobre a Celósia

Talvez você conheça a Celósia por um de seus outros nomes populares, que aliás são muitos: Espinafre-africano, Suspiro, Cristra-plumosa, Celósia-plumosa, Crista-de-galo-plumosa e Amaranto-africano.

Nativa da Ásia, mais especificamente da Índia, a Celósia é uma herbácea anual pouco ramificada que pode atingir até 100 centímetros de altura. Possui o nome botânico de Celosia argentea e pertence à família da Amaranthaceae, a mesma do Ginseng-brasileiro.

As folhas são verdes com nervuras nas faces e podem ter tons avermelhados. As inflorescências possuem formas cilíndricas ou piramidais e surgem desde os tons de vermelho, amarelo, alaranjado e púrpura até o creme.

As flores têm longa duração, sendo muito usadas inclusive como flor de corte para ornamentar belos arranjos e também como flores secas.

Existem Celósias que crescem espontaneamente no país que tem flores em formatos de espigas plumosas nos tons de prata e rosa.

Crista Plumosa ou Celósia como cuidar

A propagação só é possível através das sementes que são pretas e minúsculas.

Apesar de ser mais conhecida e utilizada em nosso país como planta ornamental, a Celósia é uma planta PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) muito consumida na culinária africana e asiática de alguns países.

Celósia, Como Cuidar

A Celósia gosta de ambientes ensolarados, porém temperaturas escaldantes de algumas regiões do país podem causar queimaduras nas folhas. Além disso, ela não é resistente a geadas e temperaturas abaixo de 10°C.

Antes de colocar sua planta no jardim, solte bem o solo e remova todas as ervas daninhas. Prepare um substrato orgânico com baixo teor de turfa. Por certo, ficam maravilhosas como plantas de bordaduras, maciços e também nas floreiras e vasos.

O substrato comum para plantas pode ser acrescido de um pouco de areia, pois melhora a drenagem.

As regas devem ser frequentes, deixando a parte superior secar antes de fazer outra rega.

Adube com um fertilizante completo e equilibrado, porém, evitando alto teor de nitrogênio.

Assunto Relacionado: Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes

Propagação da Celósia por Sementes

Se for fazer o cultivo desde o início, seja em vasos ou no solo, siga as seguintes dicas.

Use de 4 a 5 sementes em cada cova. Então, plante as sementes com cerca de meio centímetro de profundidade.

Mantenha a sementeira à sombra até a germinação das sementes, porém em local bastante iluminado. O período de germinação ocorre entre 5 a 14 dias e a temperatura ideal gira em torno de 20°C.

As regas devem ser feitas no início ou fim do dia. Espere até que as mudas alcancem cerca de 5 centímetros para então colocá-las no sol. A seguir transfira para o solo previamente adubado com esterco. Além disso, mantenha um espaço de 20 centímetros entre cada muda.

Para o plantio em vaso, você pode usar a sementeira se for fazer várias mudas, ou então fazer o plantio diretamente no recipiente escolhido.

Escolha um vaso com orifícios de drenagem e em seguida, prepare uma camada no fundo com pedras, argila expandida ou caco de telha.

A seguir, siga as dicas acima para germinação das sementes.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre Crista-plumosa ou Celósia, como cuidar? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (19 votes)

Deixe um comentário