As doenças fúngicas que atacam as plantas de casa e dos jardins podem causar sérios danos, além de dificultar a vida de qualquer jardineiro. Combatê-las não é tão complicado, desde que você saiba reconhecer e combater os fungos das plantas a tempo de não as perder.
Embora o oídio (Sphaerotheca fuliginea), seja uma doença por fungos que ataca mais comumente plantações de algumas espécies específicas, eles podem aparecer também em plantas ornamentais. Por exemplo, nas begônias, petúnias, azaleias e gramas. Além dessas, também podem surgir em algumas frutas e vegetais, como o tomate, a abóbora, o morango e a banana.
Como Reconhecer o Oídio
Reconhecê-los não é um problema já que sua presença revela um revestimento branco e poeirento que pode ser visto tanto nas folhas como nos brotos e flores.
De início, o ataque ocorre em algumas poucas partes da planta, todavia se espalha com muita rapidez. Se não houver nossa intervenção eles facilmente se multiplicam para as espécies próximas. Embora, alguns fungos só ataquem determinados tipos de plantas, existem outros que gostam de qualquer planta, independente da espécie.
Quando a infestação está avançada, as folhas ficam marrons, se enrolam e caem. Então as hastes da planta morrem ou os botões existentes interrompem seu desenvolvimento.
Como Combater os Fungos das Plantas
Ainda no início, os fungos podem ser combatidos com remédios naturais à base de plantas. Por exemplo, com extrato de alho, extrato de milefólio ou cavalinha. Embora eficientes na eliminação do oídio, eles só serão definitivos com a doença no estágio inicial, com poucos pontos de infestação.
No entanto, como os fungos estão sempre em mudança com o passar do tempo, vale consultar um especialista na loja de jardinagem e verificar qual o produto recomendado. Ele vai saber indicar o elemento correto de acordo com sua planta, uma vez que existem produtos próprios para hortaliças, frutíferas, plantas ornamentais, arbustos e árvores.
Como Evitar que as Plantas Fiquem com Oídio
Para evitar o oídio, controle as ervas daninhas, retire as folhas velhas e mortas das plantas, e evite locais com muita umidade e de sombra.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre como reconhecer e combater os fungos das plantas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você já enfrentou este problema no seu jardim. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.