Como Cuidar Da Planta Tostão Em Jardins E Em Vasos

Como cuidar da planta Tostão

O Tostão é uma planta com folhas pequenas e graciosas que se multiplicam com fartura. E, aliás, não é à toa que seus outros nomes populares estão associados a essa abundância de folhas. Conheça um pouco mais sobre esta versátil espécie e saiba como cuidar da planta Tostão tanto em vasos quanto no jardim.

É possível que você conheça o Tostão como Dinheiro-em-penca, Mosquitinho ou Dinheirinho. Além da profusão de folhas, ele também é uma planta bastante ramificada que é comumente utilizada como forração de ambientes sombreados.

Sobre a Planta Tostão

O Tostão é nativo das Américas e ocorre em todos os estados da costa brasileira, desde o Ceará até o Rio Grande do Norte.

É uma planta da família da Commelinaceae, a mesma das Trapoerabas e do Abacaxi-roxo. Recebe o nome científico de Callisia Repens e é considerada uma planta suculenta.

A Callisia repens ou Tostão é uma planta de porte rasteiro que cresce emitindo raízes à medida que tem contato com o solo.

Suas folhas são ovaladas, cerosas e lanceoladas e medem de um a dois centímetros de comprimento. São verdes, mas com a parte inferior em tons de vermelho e roxo.

Possuem flores que surgem ocasionalmente, muito pequenas e em cores brancas com pétalas quase imperceptíveis.

Como Cuidar Da Planta Tostão

A planta Tostão, como a maioria das plantas tropicais, gosta de clima quente e úmido. E embora ela se adapte bem a vários tipos de ambiente, se desenvolve melhor em locais sombreados.

Onde Colocar a Planta Tostão?

Ela é uma planta típica de forração, se espalhando facilmente ao longo do terreno e preenchendo todo o espaço com sua folhagem densa.

Nos jardins, se cultivados sob sol pleno, suas folhas adquirem um aspecto mais avermelhado. Contudo, em locais com alta temperatura as folhas se queimam. Sendo assim, o melhor é o cultivo à meia-sombra quando em locais com clima mais quente.

O cultivo em vasos também é muito popular, já que o crescimento acelerado e a densidade das folhas, possibilita a formação de lindos ramos pendentes.

Luz e Temperatura

Como mencionamos anteriormente, o Tostão prefere climas mais quentes e úmidos. Embora seja uma planta resistente, não se adapta bem em locais com clima muito frio ou com a presença de geadas.

Embora ela goste de sol, não suporta a incidência do sol forte direto por muitas horas, aliado a altas temperaturas. Você vai perceber que as folhas acabam adquirindo um tom amarronzado.

Assim sendo, se o cultivo for ao ar livre, em jardins, escolha um local com meia-sombra, onde a planta possa receber luz solar indireta ou apenas algumas horas de sol direto pela manhã ou no final da tarde.

No cultivo em vasos dentro de casa, coloque-a em um local bem iluminado, próximo a uma janela ou ainda em varandas, quando possível.

O Tostão se desenvolve bem temperaturas entre 18°C e 25°C. Embora possa tolerar temperaturas um pouco mais altas e também menores. Porém, se a temperatura cair muito (abaixo de 10°C), pode acontecer das folhas ficarem queimadas por causa do frio.

Rega e Substrato

A melhor maneira de cuidar da planta Tostão é oferecendo um solo constantemente umedecido, seja em jardins ou em vasos.

O solo ou o substrato preparado deve ser bem drenado e aerado com regas regulares a fim de manter a planta sempre hidratada.

Embora seja uma suculenta, e tenha a capacidade de se manter com pouca água, a planta Tostão resseca se ficar um longo período sem rega.

Nesse sentido, quanto mais alta a temperatura na sua região, mais necessidade a planta sente de água. Sendo assim, regule as regas de acordo com o local que sua planta está, ao clima da sua cidade e à quantidade de luz que ela recebe.

Adubo

Faça adubação da sua planta Tostão nos períodos da primavera e verão. Em dosagens pequenas, a fim de evitar o stress da planta com excessos.

Você pode utilizar um adubo de costume, próprio para folhagens, que você já tenha conhecimento. Ou então utilize um adubo padrão para folhagens do tipo NPK 10-10-10 ou ainda o Bokashi.

O Bokashi é um adubo orgânico fermentado que vem sendo cada vez mais utilizado em plantas ornamentais caseiras. Sobretudo, porque ele é extremamente benéfico para as plantas.

Como Multiplicar a Planta Tostão

É uma planta que se propaga com grande facilidade através de estacas. Qualquer pedacinho de ramo que tenha ao menos um nó e algumas folhas se multiplica. Basta enraizar um raminho em substrato rico em material orgânico, e ela se desenvolve.

Enfim, o cultivo da planta Tostão é muito prazeroso. Seu crescimento rápido, seu aspecto denso e as cores verdes das folhas em contraste com o verso roxo, formam um conjunto bonito de se ver.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como cuidar da planta Tostão? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário