Como Plantar Ipê no Vaso ou no Jardim da Sua Casa

Como plantar ipê

Os ipês são famosos por sua elegante floração e sobretudo pela facilidade de adaptação em diferentes tipos de solo. Cultivados em centros urbanos, trazem graciosidade e certamente, um visual alegre para quem passa por ali e vive na correria do dia a dia. Para abrilhantar o jardim da sua casa, veja as dicas de como plantar Ipê

Sobre o Ipê:

  • Nome Botânico: Handroanthus albus, Handroanthus serratifolius ou Tabebuia serratifolia 
  • Outros Nomes: Ipê Amarelo, Ipeúva, Planta do Mel, Peúva, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Ipê Branco.
  • Origem: América do Sul
  • Família: Bignoniaceae
  • Flor: Amarela, rosa, roxa e branca
  • Luminosidade: Sol pleno

Como Plantar Ipê Através de Sementes

Pegue uma bandeja, coloque uma camada de papel toalha, então coloque as sementes e cubra com outra camada de papel toalha. Jogue água até que cubra todo o papel onde estão as sementes. Aguarde 48 horas.

Enquanto isso, prepare o substrato com terra, húmus e um pouco de esterco. O recipiente deve possuir furos para escoamento do excesso de água. Após decorrido as 48 horas, retire a semente da bandeja e coloque diretamente na mistura do substrato. Então, cubra com pelo menos um centímetro de terra.

Finalmente, em torno de 15 dias as sementes germinarão. Espere até que as mudas atinjam uma altura de pelo menos 20 centímetros. Imediatamente, passe a muda para o local definitivo, seja direto no jardim ou no vaso. Veja a seguir o procedimento para cada caso.

Como Plantar o Ipê no Jardim

Para o cultivo do Ipê em terra firme, escave um buraco de pelo menos 10 centímetros de profundidade. Prepare a terra misturando um adubo químico rico em fósforo. Dessa forma, ele favorece o crescimento das raízes assim como, o desenvolvimento da muda. Use, por exemplo, o NPK 4-14-8.

Se você adquiriu uma muda maior do que os 20 cm que mencionamos acima, então faça a cova de acordo com o tamanho da planta.

Logo após o preparo, coloque a muda, preencha com o restante de terra e faça a irrigação.

Se houver mais de uma muda, plante com no mínimo 2 metros de distância uma da outra.

Como Plantar Ipê em Vaso

Por prevenção, para plantar Ipê em vaso, o recipiente escolhido deve ter pelo menos 40 litros de capacidade, pois as raízes são grandes. Além disso, você não precisará trocar de vaso nos primeiros anos.

Prepare o fundo do vaso com material drenável, por exemplo, pedras, caco de telha ou argila expandida.

Utilize uma mistura de substrato com matéria orgânica e que esteja misturada com o adubo químico rico em fósforo que citamos acima. Coloque um pouco menos do que a indicação da medida escrita na embalagem. Acomode a muda que você germinou, complete com o restante da terra e jogue água.

Como Regar Depois de Plantar a Muda do Ipê

A terra deve estar sempre úmida tanto no plantio em solo quanto no plantio no jardim. Busque o equilíbrio para que não aconteça o alagamento do solo. Na planta que está no vaso, isso pode acontecer mais facilmente, sendo assim o cuidado deve ser maior na hora da rega.

Por outro lado, a muda que foi plantada em terra firme, tem menos chance de sofrer excessos uma vez que a água se dissipa mais rapidamente.

A irrigação deve ser frequente enquanto a planta ainda é pequena. Depois faça regas semanais, tomando sempre o cuidado de regar pela manhã ou no final da tarde. Evite horários de sol quente para fazer a rega, pois isso pode afetar as raízes da sua planta.

Veja Também:

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (7 votes)

Deixe um comentário