Como Não Matar Suas Plantas de Interior: 3 Erros Comuns

Como não matar suas plantas de interior

Se você acha que não tem sorte com as plantas de dentro de casa, então provavelmente você pode ter cometido alguns desses erros de cultivo. Seja na hora de regar, escolher o substrato, replantando ou colocando no local errado, sua planta em algum momento pode ter sido afetada. Continue lendo o artigo para descobrir como não matar suas plantas de interior.

Como Não Matar suas Plantas de Interior

Erro 1: Rega Incorreta

A rega incorreta é o motivo campeão das causas de morte de plantas de interior. Existe uma grande quantidade de plantas de cultivo interno e cada uma tem suas próprias características. Plantas nativas de regiões mais áridas, consequentemente requerem pouca água. Outras plantas típicas de florestas tropicais precisam de maior umidade.

Um Lírio da Paz não pode receber a mesma quantidade de água que uma Espada-de-São-Jorge, por exemplo. Dessa forma, muitas vezes, a tendência das pessoas é regar todas as plantas de casa num mesmo momento, sobrecarregando assim determinadas espécies. Além disso, existem gradações na quantidade de água entre os dois extremos de “pouca rega” e “muita rega”.

Assunto Relacionado: Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

Sendo assim considere os seguintes cuidados:

  • A primeira coisa, por certo, é pesquisar sobre sua planta específica e descobrir o que ela precisa em termos de água;
  • A segunda parte é sempre fazer o teste com as mãos para determinar se o substrato está seco, seja mais profundo ou superficialmente;
  • Use sempre vasos com orifícios de drenagem para permitir a saída do excesso de água;
  • Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso com cascalho ou argila expandida, isso evita o alagamento das raízes.

Assunto Relacionado: O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

Erro 2: Escolha do Substrato

Cada planta tem demanda diferente em relação ao substrato em que se desenvolve. Enquanto algumas ervas para culinária preferem um substrato arenoso e pobre em nutrientes, como a sálvia e o alecrim por exemplo, outras como o manjericão gostam de solos ricos em matéria orgânica.

Dentre as plantas ornamentais, as orquídeas já gostam apenas de algumas cascas de árvore e os filodendros precisam de substratos ricos em material orgânico.

A utilização errada do solo pode acarretar deficiência na planta, podridão das raízes ou doenças.

Assunto relacionado: Qual o Melhor Substrato Para Orquídeas

Erro 3: Localização Errada da Planta de Interior

Além da rega incorreta, a localização errada da planta dentro de casa costuma ser uma sentença de morte. Mais uma vez é necessário o conhecimento sobre a planta que você está cultivando. Para nossa sorte, existe uma grande variedade de plantas que gostam de sombra. Contudo, sombra não significa ausência de luz.

Toda planta precisa da luz do sol para fazer a fotossíntese, assim sem luz, sua planta não se desenvolverá. Sendo assim, o que podemos fazer, é criar um ambiente apropriado de sombra para que as plantas consigam crescer saudavelmente dentro de casa.

Plantas de regiões ensolaradas como os cactos, por exemplo, não conseguem ficar sem pelo menos algumas horas de sol por dia, eles vão definhando aos poucos.  

Quando você ler sobre “sombra parcial” significa que a planta precisa de sol e sombra. Geralmente elas não suportam o sol quente do meio do dia. Por outro lado, quando você ler sobre “planta de sombra”, são plantas que, apesar de precisarem de sol, conseguem crescer bem em ambientes sem a luz solar. As Jiboias e as Hostas são bons exemplos.

Veja Também:

Posts Mais Recentes:

Curtiu esse artigo sobre Como Não Matar Suas Plantas de Interior? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe o texto com alguém que você sabe que também gosta de cultivar plantas. Logo depois, leia também os outros assuntos do Blog sobre plantas. Além disso, conheça dicas de decoração e também veja nossas receitas.

Deixe um comentário