Como Plantar Espada-de-São-Jorge: É Assim que Funciona

Como plantar Espada-de-são-jorge

As Sansevierias são plantas resistentes, robustas e que são difíceis de perder por algum descuido no cultivo. Mais conhecidas como Espada-de-São-Jorge, essas plantas com folhas decorativas não se importam muito com as más condições do local em que são cultivadas. Tanto ambientes de sombra como de sol são aceitos, a única restrição são temperaturas abaixo de 15° C combinados com o excesso de umidade. Veja como plantar Plantar Espada-de-São-Jorge em vasos observando as dicas a seguir.

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge cresce naturalmente em climas secos e regiões rochosas. Ademais, fica muito bem com um mínimo de umidade. Quando cultivadas em ambientes internos, ofereça muita luminosidade para que a planta não perca seu multicolorido. Embora sejam plantas resistentes aos locais com menos luz, elas vão ficando mais verdes, perdendo assim sua variegação.

Qual o melhor Substrato para a Espada-de-São-Jorge

Essa planta só se desenvolve bem se o solo estiver bem drenado e pobre em nutrientes. Assim, prefira substratos específicos para cactos e suculentas ao invés do substrato comum. Este tipo de substrato é pobre em material orgânico, porém rico em minerais.

A Espada-de-São-Jorge, além de preferir um substrato mineral, também precisa de solo altamente permeável, ou seja, que a água consiga penetrar com facilidade como por exemplo, os solos arenosos.

Uma boa mistura de substrato para a Espada-de-São-Jorge inclui, além da terra, areia ou grânulos de argila, na proporção de 3:1. No cultivo interno, uma opção de crescimento de sucesso da Sansevieria é através da hidroponia.

Assunto Relacionado: Hidroponia: Como Cultivar Suas Plantas na Água

Como Plantar Espada-de-São-Jorge

Todas as espécies de Sansevierias se propagam facilmente. Existem duas formas de fazer novas mudas dessa planta: através de parte da folha ou por estacas de folha novas.

Escolha folhas ou estacas de folhas novas para dividir os rizomas e em pouco tempo terá uma nova planta.

As espécies variegadas obtêm maior sucesso quando propagadas por divisão de rizomas. O que ocorre é que muitas vezes elas perdem suas cores decorativas com o aumento das estacas das folhas.

Para propagar por divisão, retire a planta do pote, e separe os rizomas jovens. Então, acomode-os em novos potes que tenham uma camada de drenagem no fundo. Em seguida, preencha com o substrato e aperte levemente para dar firmeza à planta.

Assunto Relacionado: Sansevieria Hallii: Conheça o Formato Exótico dessa Suculenta

Todavia, se você tem uma espécie com folhas verdes, pode reproduzir por estacas de folhas sem problemas.

Use uma faca afiada ou uma tesoura de corte de jardinagem e corte as folhas em pedaços individuais de 3 a 5 centímetros de comprimento. O lado do corte superior deve ser cortado em linha reta. Já no corte inferior faça um leve ângulo. Dessa forma, servirá como lembrete na hora de enraizar, uma vez que, o lado anguloso deve ser o que vai ser colocado em contato com a terra.

Espere as estacas secarem por dois dias. Então faça o enraizamento com a folha levemente inclinada na terra. Deixe a planta à sombra e logo depois, o primeiro broto será visível.

Veja Também:

Posts Mais Recentes

Gostou desse artigo sobre como plantar Espada-de-São-Jorge? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário