O maracujá é uma fruta deliciosa e rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio, além de vitaminas do complexo B, A e C. Ademais, com seu sabor forte característico, todas as partes da fruta como a polpa, sementes e casca são aproveitadas em receitas culinárias. Saber como plantar pé de maracujá no seu jardim vai fazer toda a diferença para sua planta crescer saudável.
O plantio do maracujá é considerado descomplicado, bastando a germinação corretas das sementes e o preparo adequado do solo. Ele pode ser plantado até mesmo em vasos. Sendo assim, uma opção inusitada para uma varanda ou jardim pequenos.
Como Plantar Pé de Maracujá no Jardim
Existem várias espécies de maracujá, dentre elas a mais comum é a do maracujá amarelo. O pé de maracujá pode se desenvolver facilmente em quase todas as regiões do país, contudo a temperatura ideal gira em torno de 25 °C a 26 °C, não suportando temperaturas menores que 15 °C.
Após a escolha do tipo de semente prepare um recipiente de tamanho pequeno, para fazer a brotação das mudas. O substrato deve ser bastante rico em matéria orgânica, complementado com areia e terra comum.
Faça covas de 2 centímetros de profundidade e coloque de 4 a 6 sementes. Deixe um espaço entre as mudas de 20 centímetros. Em seguida, regue com cuidado, mas sem encharcar. Dessa forma, continue regando sem deixar a terra secar durante o período de crescimento do broto. A germinação deve durar de 45 a 70 dias.
Como Cuidar do Pé de Maracujá
Então, após o tempo de germinação, quando sua planta já estiver com cerca de 20 centímetros de altura, é hora de transportá-la para o local definitivo.
Primeiramente, revolva a terra do local escolhido para o pé de maracujá 10 dias antes do plantio definitivo. Coloque a muda, acerte a terra em volta e regue. Jogue folhas secas ao redor para ajudar a manter a umidade da terra.
Durante o desenvolvimento, requer um sistema conhecido como espaldeira, pois ela é uma planta trepadeira. Isso facilitará sua ramificação e manterá o desenvolvimento saudável.
A primeira colheita ocorre de 6 a 9 meses após o plantio, podendo acontecer de 2 a 3 vezes por semana.
Pragas e Doenças no Maracujazeiro
Comumente as lavouras sofrem ataques de pulgões que transmitem um vírus que endurece o fruto. Além dos pulgões, existe o risco de infestação de lagartas. Para combatê-las, você pode adotar repelentes naturais ou produtos específicos para este uso que serão melhor indicados por um profissional jardineiro ou agricultor.
Veja também:
Posts Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas de sobre como plantar pé de maracujá? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais frutas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.