Conheça 5 Dicas De Como Regar As Plantas De Jardim No Verão

Regar as plantas

Quando o sol esquenta e bate aquele calorão, as plantas sentem tanto quanto os humanos.  Assim, cabe a nós jardineiros, aliviar a temperatura para que elas não sofram nesse período. Veja algumas dicas que podem ajudar nesses dias muito quentes e saiba mais sobre como regar as plantas no verão.

1- Sol do Meio-Dia

A água derramada sobre as flores e plantas em pleno sol do meio-dia, deixa gotas que refletem e queimam as plantas. Aquelas gotas que ficam sobre as folhas, por exemplo, funcionam como uma lente de aumento fazendo com que multipliquem a ação solar, causando assim manchas e queimaduras.

2 – Melhor Horário para Regar as Plantas

Aguar o jardim logo no início do dia é sem dúvida o melhor horário para amenizar o calor. Mesmo à noite, o solo ainda está tão quente que a maior parte da água evapora. Nesse sentido, o solo vai esfriando durante o período da noite e assim, o início da manhã se torna ideal para regar quando as temperaturas estão altas em pleno verão.

3 – Temperatura da Água ao Regar as Plantas

Embora o calor do verão aqueça também a água, dependendo de onde você mora, a temperatura da água é muito fria. Utilizar essa água causa o choque térmico nas plantas. Apesar da água aliviar a sensação de calor, a diferença de temperatura pode afetar as plantas mais sensíveis.

4 – Fertilizantes

Os fertilizantes aplicados em horários excessivamente quentes funcionam também como uma lupa, pois a temperatura potencializa alguns componentes causando queimaduras na planta.

5 – Regar as Plantas com Água Abundante

As plantas precisam de mais quantidade de água em períodos mais quentes, assim como também as raízes. Dessa forma, uma rega superficial pode não suprir toda a necessidade de hidratação da planta, já que em tempos de muito calor grande parte da água evapora. Assim, tenha certeza que a rega vai levar água até às raízes.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como regar plantas de jardim no verão? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (10 votes)

Deixe um comentário