Dinheiro-em-Penca: Como Cuidar E Multiplicar Essa Adorável Planta

dinheiro-em-penca como cuidar

A Callisia repens é conhecida popularmente como Dinheiro-em-Penca ou Tostão e recebe este nome provavelmente pela profusão de folhinhas e a sua facilidade de multiplicação. É uma planta excelente como forração de ambientes sombreados. Vamos ver aqui algumas dicas da planta Dinheiro-em-Penca, como cuidar e propagar.

Sobre a Planta Dinheiro-em-Penca

A Callisia possui dezenas de espécies pertencentes à família Commelinaceae. É nativa de regiões tropicais das Américas, ocorrendo em todos os estados da Região Sul e Sudeste do Brasil, além também, da maioria dos estados do Nordeste.

É uma erva delicada com caule muito ramificado e folhas pequenas lanceoladas. Se multiplicam espalhando-se pelo solo e formando uma cobertura atapetada. Chegam até 10 centímetros de altura e têm o crescimento considerado rápido.

As flores brancas, muito fofas, surgem em cachos e são igualmente pequeninas.

Planta Dinheiro-em-Penca, Como Cuidar

A melhor condição de luminosidade para a planta Dinheiro-em-Penca é o ambiente com meia luz, sem a ação solar direta do meio do dia. Assim, escolha jardins sombreados, que protejam a planta do sol forte.

Se for cultivar em vasos dentro de casa, prepare um local que receba ao menos um pouco de sol no início do dia ou fim da tarde. Por certo, ela apresentará um desenvolvimento mais saudável das folhas.

É uma planta que gosta de solo constantemente úmido. Nesse sentido, ela sinaliza quando está desidratada, pois as folhas começam a secar. As folhas que ficarem secas devem ser retiradas pois não voltarão ao aspecto esverdeado.

Uma maneira de regar o vaso da planta Dinheiro-em-Penca, para que receba o suficiente de umidade, é de baixo para cima. Dessa maneira, coloque o vaso dentro de uma bacia com água. As raízes irão absorver a quantidade necessária e adequada.

Elas gostam de ambientes úmidos com temperaturas em torno de 20°C. A baixa umidade e o calor excessivo fazem com que a planta transpire mais intensamente para tentar manter a temperatura interna ideal. Dessa forma, ela perde mais água, sendo necessário então maior quantidade para amenizar o calor.

Para manter as raízes saudáveis prepare um solo bem drenado e aerado. Faça uma adubação mensal com fertilizante padrão para folhagens. Não existe necessidade de mais do que isso, uma vez que a Callisia repens não absorve grandes quantidades de nutrientes.

Propagação

A maneira mais prática e fácil de multiplicar a planta é fazendo mudas de Dinheiro-em-Penca através de estacas.

Assim, corte pedaços dos ramos da planta e introduza a parte do corte, sem as folhas no substrato. Regue e deixe em ambiente de sombra. Por consequência, em pouco tempo as mudas desenvolverão raízes e você perceberá o crescimento. Mova então, gradativamente, para luz mais intensa

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre a planta Dinheiro-em-Penca, como cuidar e propagar? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (5 votes)

Deixe um comentário