A razão da Estrelítzia ou Ave-do-paraíso ser tão procurada como planta de jardim são certamente a exuberância de suas flores. Elas lembram as plumagens coloridas de pássaros exóticos. Além disso, quando cultivadas do jeito certo, florescem o ano todo, em especial no verão.
Sobre a Estrelítzia
- Nome Botânico: Strelitzia reginae
- Outros Nomes: Ave-do-paraíso, Flor-da-rainha, Estrelítzia, Estrelitza
- Origem: África
- Família: Strelitziaceace
- Flor: laranja e amarela
- Luminosidade: Sol Pleno, meia-sombra
Local Certo para a Estrelítzia
Por ser uma planta exótica a Estrelítzia gosta de crescer em locais bastante iluminados. Dessa forma necessita de sol para que suas flores surjam lindas e coloridas.
Contudo, existe a chance de ser cultivada como planta de interior desde que você mova o vaso com a planta para o sol nos meses de junho a outubro. Assim, a planta receberá doses de sol necessárias para florescer no verão.
Todavia, não aguarde que surjam flores nas outras estações do ano se você cultivar sua planta longe do sol.
Cuidados com a Estrelítzia
Por mais lindas que sejam suas flores e folhas, a Estrelítzia é considerada uma planta exigente quanto aos cuidados. Além de sol, ela precisa estar sempre hidratada e fertilizada.
Prepare um substrato rico em matéria orgânica e que seja bem drenado. Regue frequentemente e espere o solo secar na parte superior para, assim oferecer uma nova rega. Entretanto nunca deixe que o solo seque completamente.
Se acontecer de várias folhas murcharem e ficarem amarronzadas, você vai saber que a umidade está muito baixa no vaso. Assim, ofereça regas mais constantes.
Suas raízes são fortes e crescem muito rapidamente, com isso é aconselhável que, se sua planta estiver envasada, seja replantada a cada três anos. No entanto, saiba que o novo recipiente não deve ser muito maior que o anterior. Aproximadamente uns 10 centímetros maior, será suficiente.
Fertilização
Se estiver dentro de casa, a planta deve ser adubada ao menos uma vez ao mês. Utilize adubos líquidos misturados à água da rega. Lembrando de sempre verificar a indicação de dosagem do fabricante no rótulo da embalagem.
Ao utilizar adubos orgânicos, escolha aqueles que favorecem a floração e estimulam a brotação como por exemplo, o humus de minhoca, borra de café e farinha de semente de girassol.
Tilandsia: Cuide Corretamente da Sua Planta Aérea
Como Cuidar de Violetas em Vasos
Qual o Melhor Substrato Para Orquídeas
Planta da Amizade: Conheça os Cuidados Com a Pilea Involucrata
Como Plantar Semente de Abacate
Gostou das dicas de sobre a Estrelítzia? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.