Graminha para Gatos: Como Plantar em Casa

graminha para gatos

A Graminha para Gatos é muito simples de cultivar e pode ser feita de várias espécies de sementes. Todas elas podem ser chamadas de “Grama de Gato” pois tem as mesmas funções; são ricas em fibras.

Tipos de Graminha para Gatos

A princípio ouvimos falar muito do milho de pipoca para gatos. Ao passo que o milho germina muito facilmente, em 15 ou 20 dias você já tem um tamanho de grama suficiente para oferecer ao seu gato.

No entanto, o milho que a grande maioria das pessoas tenta germinar é aquele adquirido em saquinhos no mercado, que podem ser sementes modificadas. Dependendo da marca talvez, eles não germinem.

Entretanto, existem muitas outras opções. Você pode fazer graminha de gato com:

  • Gérmen de trigo;
  • Centeio;
  • Cevada;
  • Aveia;
  • Alpiste
  • Milho e outros.

Como Plantar a Graminha de Gato

Qualquer que seja a semente que você escolheu, o jeito de cultivar é o mesmo. Elas se desenvolvem bem em solo particularmente rico em húmus, ou seja, matéria orgânica. Além disso, o solo deve ser especialmente úmido.

A temperatura de cultivo é variável, porém o ideal seria em torno de 20 a 25° C.

Procure um local em casa que esteja protegido da luz solar direta. Por certo, pode ser em ambientes tanto fechados quanto abertos, desde que tenha bastante luminosidade. Elas germinam bem em qualquer época do ano.

Para germinar a grama:

  • prepare um substrato rico em húmus;
  • coloque em uma jardineira ou em potinhos com furos para drenagem;
  • coloque o substrato no recipiente;
  • espalhe as sementinhas por todo o espaço do recipiente;
  • e então complete com uma camada bem fina de solo;
  • e para finalizar, jogue água.

A grama cresce em pé, saliente e pode atingir de 20 a 70 cm de altura, dependendo da variedade.

Mantenha o substrato úmido constantemente. Se houver a falta de água as pontas das folhas rapidamente se tornam douradas.

Se quiser cultivar a graminha nos canteiros do seu jardim, como plantas perenes, faça a adaptação das mudas para a luz solar, aos poucos.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre os tipos de grama?

A diferença está na estrutura das plantas e não na sua função. Dessa forma, as gramíneas do centeio, trigo, alpiste ou aveia tendem a ser de estrutura mais macia. São mais adequadas, considerando que os gatos tem a boca bem sensível. Quando atingem cerca de 5 a 10 cm já podem ser disponibilizadas para o consumo dos gatos.

O consumo da grama incentiva meu gato a comer outras plantas?

É bem provável que seu gato perca o interesse por outras plantas da casa após se acostumar com a graminha. Contudo, é importante que você ofereça outras variedades de grama, se ele não se adequar à primeira tentativa. De qualquer maneira é preciso ficar de olho nos gatinhos, já que muitas variedades de plantas de interior podem ser venenosas para cães e gatos.

Veja Também:

Plantas Yucca: Cuidados e Dicas de Cultivo

9 Ideias de Plantas Pendentes de Sombra Para Arrasar na Decoração

Planta Bico de Papagaio: Como Cuidar

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário