Plantas Yucca: Cuidados e Dicas de Cultivo

plantas Yucca
Yucca Elephantipes

A Yucca tem sua forma parecida com as palmeiras, mas na verdade pertence a família dos aspargos. Muito utilizada em jardins rústicos, se tornou popular pelo seu aspecto exótico. Conheça algumas dicas para cultivar as Plantas Yucca no interior da sua casa ou no jardim.

Sobre as Plantas Yucca

Nome Botânico: Yucca elephantipes, Yucca filamentosa, Yucca gloriosa e outras espécies

Outros Nomes: Yucca-gigante, Iuca, Yuca, Iuca-elefante

Origem: América Central

Família: Asparagaceace

Flor: Branca e creme

Luminosidade: Sombra, meia-sombra e sol pleno

Cuidados

O gênero da Yucca compreende em torno de 40 espécies de plantas suculentas. Entretanto, por sua facilidade de cultivo tanto como planta de interior, como nos jardins ela garante uma vegetação exuberante em qualquer cômodo. Suas flores são um espetáculo da natureza, porém muito raramente aparecem quando cultivadas em ambientes internos.

Como uma planta pouco exigente no cultivo, suporta condições áridas com muito sol e ao mesmo tempo temperaturas baixas. Algumas de suas espécies são encontradas em regiões frias e montanhosas do México. É uma planta perene que com os cuidados corretos de cultivo, te acompanhará por muitos anos.

Localização das Plantas Yucca

Devemos fazer uma distinção básica entre as várias Yuccas. Uma vez que, existem espécies que são melhor adaptadas ao cultivo externo (Yucca filamentosa e Yucca gloriosa) e outras que suportam sombra, como por exemplo a Yucca elephantipes. Algumas com troncos mais curtos e outros mais alongados. Elas podem ser podadas para que se controle seu tamanho exagerado dentro de casa.

A luz abundante é o segredo em qualquer uma das espécies. Se cultivada no interior de casa, procure locais onde a planta tenha muito acesso a luminosidade. Sendo assim, é uma planta que tem seu desenvolvimento sujeito à quantidade de luz que recebe.

Se cultivada em vasos, escolha os de tamanho grande, uma vez que suas raízes ocupam muito espaço. Além disso deve ser replantada frequentemente, a fim de que sua raiz principal não seja danificada pela falta de espaço. As plantas já adultas e com raízes bem desenvolvidas podem ser replantadas a cada 3 anos.

Da mesma forma, se cultivada em canteiros nos jardins reserve espaços grandes. Seu cultivo ao ar livre fica deslumbrante tanto como planta isolada, quanto em renque, enfileiradas. Entretanto nos seus primeiros um a dois anos de vida, a planta é bastante sensível e é preferível que seu cultivo seja feito ainda em vasos.

Substrato, Rega e Fertilização

O solo deve ser solto e ao mesmo tempo drenável. Elas só precisam de uma pequena quantidade de água. E as regas subsequentes devem acontecer quando o substrato já estiver seco.

É também cultivada opcionalmente como planta hidropônica. Por outro lado, tem a vantagem de resistir a grandes períodos de seca.

A Planta Yucca precisa ser adubada regularmente para garantir seu desenvolvimento e crescimento. Uma vez a cada mês é suficiente. Contudo durante o período do inverno faça apenas uma adubação.

Veja Também:

9 Melhores Plantas Para Sala No Feng Shui

Planta Rabo-de-Burro: Como Fazer Mudas e Fertilizar

Saiba Como Cultivar o Coqueiro do Coco-anão em Vasos

Como Cuidar do Antúrio e Ter uma Floração Maravilhosa

Adubo Orgânico e Inorgânico: como escolher o melhor?

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas

Deixe um comentário