Começar um jardim em casa pode parecer simples, mas na verdade alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de escolher as plantas e evitar tentativas de cultivo frustradas. Seja na horta ou na ornamentação do jardim, vamos mostrar algumas dicas para orientar o jardineiro iniciante que pretendem ingressar neste mundo fascinante das plantas.
Quem descobre a jardinagem por conta própria pode rapidamente ficar impressionado com a abundância de espécies. Já te aviso que o mundo das plantas é vasto e você nunca estará satisfeito o suficiente a ponto de ignorar uma nova espécie que descobriu na casa do amigo.
Dicas para Jardineiro Iniciante
1 – Não Exagere na Quantidade
Contenha-se na sua primeira compra de plantas. É melhor fazer grupos pequenos de 5 ou 6 plantas e ver como elas se desenvolvem em diferentes locais do jardim. O mesmo vale, sobretudo para as sementes e mudas que você pretende cultivar na sua horta. Certas leguminosas, por exemplo, podem dividir o espaço com espécies que são consideradas boas companheiras, auxiliando seu crescimento ou protegendo de ataques de pragas.
2 – Planeje os Locais de Plantio
Lembre-se que as plantas crescem. Planeje o plantio de jovens palmeiras, frutíferas e outras árvores longe do passeio, encanamentos, piscinas e da estrutura da casa. Enquanto as raízes do Salgueiro-chorão crescem à procura de água, a Paineira-rosa tem sua madeira frágil, suscetível a quebra. Ou seja, vários são os fatores que devem ser levados em consideração antes de adquirir determinada planta.
3 – O Maior Nem Sempre é o Melhor
Os tamanhos importam. Por certo, na empolgação, é comum almejarmos os grandes canteiros. Mas, eles dão trabalho e sem a devida manutenção rapidamente se tornam confusos. Dê a mesma atenção às regas, fertilização, limpeza e eliminação de ervas daninhas. Dessa forma, controlar espaços menores no início é mais eficiente e você se mantém motivado com a boa organização e desenvolvimento das suas plantas.
4 – Jardineiro Iniciante ou Não, Sempre Busque Conhecimento
Tenha em mente que você será um eterno estudante. Quanto mais você conhecer a planta que levou para casa, maiores são as chances de sucesso no cultivo. Plantas perenes, não trazem grandes surpresas se você consegue dar o solo adequado, rega e fertilização. Por outro lado, os cuidados com a horta, inicialmente, podem demandar mais do seu tempo.
5- Todo Jardineiro Iniciante deve Conhecer os Inimigos
Conheça também seus inimigos. Isso é importante para saber como identificar pragas e doenças comuns que, por ventura, possam surgir em algumas plantas. Assim como, identificar ervas daninhas que precisam ser arrancadas manualmente a fim de não sufocar as espécies cultivadas.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre jardineiro iniciante? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você já iniciou o cultivo de plantas em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.