Conhecida por seu crescimento rápido, mas sobretudo por sua natureza pouco exigente, a Zamioculca pode ser facilmente multiplicada. Ela já se tornou uma das plantas mais procuradas para ambientes internos, principalmente aqueles com menor luminosidade. E para que você consiga multiplicar essa espécie no mínimo exuberante, vamos ver algumas maneiras extremamente simples de como fazer mudas de Zamioculca. Dicas com passo a passo que pode ser seguido mesmo por jardineiros iniciantes.
Um Pouco sobre as Características da Zamioculca
Para quem ainda não conhece a Zamioculca, ela é uma planta nativa da África Oriental, com porte elegante e folhas distribuídas ao longo de suas longas e grossas hastes. As folhas são excepcionalmente brilhantes e de um verde profundo.
Seu tamanho pode chegar de 60 a 100 centímetros de altura. Ela é uma planta rizomatosa, que se desenvolve bem em ambientes internos com menos quantidade de luz, onde outras plantas teriam dificuldade em sobreviver.
Além disso, ela precisa de pouca água durante o mês. Sendo que o excesso de rega é seu maior inimigo.
A Zamioculca
Como Fazer Mudas de Zamioculca
Vamos ver 3 maneiras simples de fazer mudas de Zamioculcas. A primeira delas, por da divisão da touceira, sem seguida por pedaços de estaca e por último pelas folhas.
Todos são muito simples e não demandam muitos cuidados, apenas paciência para o desenvolvimento das novas raízes.
Por certo, a Zamioculca também pode ser propagada por sementes. Mas esse é o método caseiro menos utilizado uma vez que é necessário o florescimento da planta, o que é muito raro em ambientes internos.
Para que a propagação seja eficiente, é essencial que a planta mãe esteja saudável e vigorosa. Se a planta estiver enfraquecida, é muito provável que a multiplicação de um novo clone da planta não seja bem sucedida.
O início da primavera é o melhor momento para a propagação da Zamioculca pois a planta está entrando em um novo ciclo de crescimento. Isso faz com que as raízes se estabeleçam mais rapidamente no solo.
A Zamioculca possui cristais de oxalato de cálcio que podem causar alergia em peles sensíveis. Assim o melhor é utilizar luvas para manusear a planta.
Para conhecer todos os cuidados de cultivo da Zamioculca veja este artigo que fizemos anteriormente: Zamioculca Como Cuidar: Tenha uma Planta Sempre Maravilhosa
Como Fazer Mudas de Zamioculca por Divisão de Touceira
As plantas mais antigas formam brotos laterais que se parecem com a planta mãe em miniatura. Esses brotos podem ser separados para formar uma planta independente.
- Evite regar a planta por duas semanas antes de fazer a propagação
- Então, após esse período, remova a planta do vaso
- Retire delicadamente toda a terra da planta – você verá melhor as raízes
- Escolha brotos laterais que tenham ao menos 4 folhas
- Utilize uma ferramenta limpa e afiada para separar os brotos laterais da planta mãe
- Prepare um vaso menor com substrato para receber a nova planta
- Umedeça o substrato e coloque os brotos no vaso de forma que as raízes fiquem totalmente embaixo da camada de terra
- Coloque o vaso em um local sombreado com temperaturas entre 18° e 24°C
- Regue frequentemente por 5 a 7 meses, até que os tubérculos e raízes se desenvolvam fortes
- Muito cuidado para não encharcar o substrato
- Após esse período você pode mover a muda para o vaso definitivo. Então, passe a regar como uma planta adulta, ou seja, apenas quando o substrato estiver completamente seco.
Como Fazer Mudas de Zamioculca com Estaca
Para fazer a propagação da Zamioculca por estacas ou galhos, o melhor é iniciar o processo na água.
- Corte um pedaço da haste com cerca de 10 a 15 centímetros e com no mínimo 4 folhas
- Dê preferência ao pedaço da estaca mais grosso e abaulado, na base da planta
- Coloque a estaca em um recipiente opaco com água
- A parte da estaca que fica submersa deve estar sem nenhuma folha. Deixe folhas apenas na parte superior da estaca
- Coloque o recipiente em um local com luz abundante sem, contudo, luz solar direta
- Troque a água diariamente para evitar a proliferação de fungos
- Alguns meses depois um pequeno tubérculo se desenvolverá. Pouco depois as raízes também surgirão
- Então, você pode transferir a estaca já com raízes para um vaso com substrato preparado
- Alguns meses depois o novo broto irá crescer acima do solo.
Assunto Relacionado: Como Fazer Muda de Violeta: Veja Dicas Preciosas
Como Fazer Mudas de Zamioculca por meio da Folha
A multiplicação por meio da folha é um pouco mais demorada, mas também possível.
Para fazer a multiplicação da Zamioculca por meio das folhas, separe várias folhas saudáveis da planta e coloque-as em um recipiente com água.
O recipiente deve ficar com água até a metade da folha. Para evitar que a folha deslize e fique totalmente submersa, prenda cada uma delas com um pregador de roupa, ou mesmo um clip por exemplo, na borda do copo.
Assim que surgirem as novas raízes, mova as folhas para um vaso normal com substrato, e coloque-a em local claro, sem luz solar direta.
Não se preocupe se a folha estiver murcha, pois o bulbo da nova planta continua a crescer no substrato.
Deve demorar aproximadamente 7 a 12 meses até que os rizomas se desenvolvam completamente. E mais alguns meses até que você veja o broto acima do solo.
Durante esse período, a muda deve ser regada frequentemente.
É possível fazer a propagação através da folha também em substrato. Contudo é um processo um pouco mais demorado e tem a desvantagem de você não conseguir visualizar o desenvolvimento, como acontece quando a folha está na água.
Assim, ao fazer a retirada do broto da terra para ver se o processo está dando certo, você pode acabar retardando ainda mais o desenvolvimento.
Dicas para uma Propagação de Sucesso
Observe o desenvolvimento da planta. Se apenas os pequenos rizomas se formarem e as raízes não crescerem, isso certamente é um problema.
Inicialmente, o não desenvolvimento das raízes pode acontecer por dois motivos. Ou por causa do excesso de água no substrato ou ainda por causa da falta de água.
Nesse sentido, se o solo estiver encharcado, os tubérculos se formam, mas o excesso de água faz com que eles apodreçam por dentro impedindo assim o desenvolvimento das raízes. A planta então, não irá prosperar.
Por outro lado, se houver pouca água, apenas as camadas externas do tubérculo se manterão úmidos. Assim, a falta de água impede que a umidade chegue até o núcleo do bulbo, impedindo o desenvolvimento radicular.
Uma forma de saber se o bulbo está saudável é através do toque. O bulbo muito duro significa que a planta precisa de mais água. O bulbo amolecido indica muita água disponível.
Além disso, a luz solar direta ou temperaturas baixas também influenciam na redução do desenvolvimento das raízes da Zamioculca.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como fazer mudas de Zamioculca? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.