Cotyledon Tomentosa: Conhecida Como Pata-De-Urso, É Puro Encanto

pata-de-urso

A suculenta Pata-de-urso é uma planta com folhas grossas e flores em forma de sino e que diferente de outras suculentas, aprecia tanto o sol quente quanto a sombra.  Mesmo sendo uma planta extremamente fácil de cuidar, suas folhas são frágeis ao toque, sendo indicado seu cultivo protegido dos dedos de alguns curiosos. Afinal, quem não tem vontade de apertar essa fofura?

Nativa da África do Sul, a Cotyledon Tomentosa (nome botânico), pertence à família Crassulaceae. Ela possui hastes finas com ramificações que surgem diretamente do solo e podem atingir até um metro de altura, se incluirmos sua inflorescência. Por certo, seu nome popular se refere ao formato das folhas quase cilíndricas com dentinhos avermelhados que lembram as patinhas de um urso.

Luz Adequada

Embora seja uma planta resistente ao sol, evite temperaturas muito altas. A Pata-de-urso possui pelos curtos em suas folhas, o que significa que a planta criou um mecanismo que evita a perda de água por evaporação, sobretudo durante o dia.

Dentro de casa procure colocá-la próximo às janelas que tenham luminosidade abundante. Você vai conseguir uma planta cheia de vigor e cores mais vivas de acordo com a luminosidade que oferece.

Como Regar sua Pata-de-Urso

Regue sua planta regularmente durante as épocas mais quentes, quando a água se evapora com mais rapidez.

Se o cultivo for realizado em vasos você só irá regar quando notar que o solo está completamente seco.

Durante os períodos de chuva e consequente maior umidade, a Pata-de-urso pode ficar sem rega, pois suas folhas armazenam água suficiente para suprir as necessidades da planta.

Substrato

O solo precisa ter uma mistura boa para a drenagem, pois é uma planta propensa ao apodrecimento das raízes se houver encharcamento. 

Utilize um solo formulado pronto para cactos e suculentas ou faça sua própria mistura com o uso da perlita e areia grossa misturadas ao solo comum para vasos.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

Fertilização

Durante a primavera e o verão dê a sua planta, uma vez por mês, um fertilizante específico para suculentas, solúvel em água e balanceado. Para evitar o excesso de adubo, a planta deve ser regada anteriormente.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre como cuidar da suculenta Pata-de-urso? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (4 votes)

Deixe um comentário