Veja As Melhores Dicas De Plantas Para Jardim Vertical

Plantas para jardim vertical

Um jardim vertical pode ser feito de diversas maneiras e gostos. Escolher as plantas que vão decorá-lo é um desafio e também uma diversão. Tudo vai depender, em primeiro lugar, da luminosidade no espaço que você tem. Veja algumas dicas abaixo de plantas para jardim vertical que vão facilitar a sua escolha.

Pouco espaço não é desculpa para não ter um jardim. Principalmente nos dias de hoje que com pouco, ou muito espaço, vemos por todo canto projetos paisagísticos belíssimos, em forma de jardim vertical. Mas também não é necessário o projeto em si, que tal se inspirar em um e fazer você mesmo seu próprio jardim vertical?

Definindo o Local para o Jardim Vertical

Algumas são grandes estruturas montadas diretamente nas paredes, outros são nichos montados em pedaços de paredes, outros ainda, vasos pregados em estruturas e elas sim pregadas nas paredes; ideal para quem mora de aluguel.

Do mesmo modo, vê-se pergolados em jardins que são utilizados como apoio de grupos de vasos que, com suporte adequado de grades metálicas ou ganchos sobrepostos, formam paredes maravilhosas ao ar livre.

Tudo isso é jardim e é vertical. Vamos lhe dar algumas dicas e sugestões sobre como e quais plantas escolher.

Então, é importante observar alguns pontos. Por exemplo, escolher plantas com raízes curtas e de porte pequeno.

Nesse sentido, como a base de um jardim vertical não é o chão, uma raiz pesada e comprida não vai encontrar suporte nas estruturas e nos vasos.

Procure sempre por plantas pendentes, semi pendentes ou arqueadas, mais uma vez estamos pensando nas estruturas e vasos do jardim vertical.

Plantas com este formato tendem a disfarçá-los. Além disso, tais plantas são as mais bonitas e as que mais se encaixam no perfil de um jardim vertical.

Mesmo se não for essa a intenção, no caso dos vasos, alguns são eles mesmos elementos de decoração.

E para manter a alegria e vivacidade que um canto verde traz a um ambiente é preciso pensar também na incidência de luminosidade e luz solar. Aliás, esse é um ponto chave para a saúde da planta e o sucesso do seu jardim vertical.

Assunto Relacionado: 5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço

Dicas de Plantas para Jardim Vertical

Existem plantas que ficam lindas em jardim vertical e são indicadas para sombra, semi sombra e luz solar intensa ou ambientes externos, veja algumas delas.

Sombra:

Semi Sombra:

  • Samambaia
  • Antúrio
  • Véu de Noiva
  • Liríope
  • Flor de Maio
  • Rabo de Gato
  • Babosa de Pau
  • Abacaxi Roxo

Sol e Ambientes externos:

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre dicas de plantas para jardim vertical? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (27 votes)

Deixe um comentário