A Echeveria Agavoides, também chamada de Agave-de-cera, é nativa do México e recebe esse nome inspirado na aparência de agave. Possui vários cultivares com cores e formatos diversos. Conheça todos os detalhes de como cuidar da Suculenta Echeveria Agavoides.
Como Cuidar da Suculenta Echeveria Agavoides
A Echeveria Agavoides é uma roseta, suas folhas são ovaladas e se estreitam em um ponto espinhoso rígido. A planta chega a 15 ou 20 centímetros de diâmetro. As flores, quando surgem, são alaranjadas e se elevam, por meio de uma haste de cerca de 25 centímetros de altura.
Elas gostam de bastante luz desde que não fiquem expostas a temperaturas muito altas. Dessa forma você pode cultivá-la tanto em sol pleno quanto à meia-sombra.
Quando estão sofrendo com o excesso de luz solar, ficam com aspecto queimado. Por outro lado, se existe a falta de luminosidade a suculenta apresentará estiolamento, com folhas esparsas e sem cor. No Brasil, se adequam melhor ao cultivo nas regiões Sudeste e Sul.
Gostam de regas abundantes, todavia o solo deve estar bem drenado.
Espécies de Echeveria Agavoides
A seguir, veja 5 espécies entre nativas e híbridas: Echeveria Agavoides Estrela, Echeveria Agavoides Red Edge, Echeveria Agavoides Romeo, Echeveria Agavoides Romeo Ruby e Echeveria Agavoides Water Lily.
- Estrela ou Agave-estrela: esta espécie criada no Brasil se assemelha à espécie típica e deve ser cultivada sem a luz direta do sol, assim, crescendo melhor no sul do país.
- Red Edge ou Lipstick: nativa do México tem as pontas das folhas avermelhadas que terminam em um espinho rígido. As flores são vermelhas. Esta espécie é um pouco mais sensível as excesso de água.
- Romeo ou Agave-de-cera: este cultivar prefere clima mais ameno como o do Sudeste do país. Também tem folhas vermelhas e é igualmente sensível ao excesso de água.
- Romeo Ruby ou Agave-de-cera-vermelha: a cor vermelha desta suculenta fica mais evidente quando cultivada em temperaturas mais baixas contudo com alta luminosidade. Dessa forma, seu crescimento é satisfatório sobretudo no período do inverno na região Sudeste.
- Water Lily ou Agave-ninféia: esta espécie, diferente das demais, se desenvolve em forma de moitas individuais. Isso faz com que sua multiplicação seja mais simples do que os outros cultivares. Ademais, também gosta de clima mais ameno, devendo ser protegida do sol quente das regiões tropicais.
Veja Também:
Posts Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como cuidar da Suculenta Agavoides ? Deixe suas estrelas abaixo e então, envie para quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.