Se você está procurando por plantas que não exigem muita atenção, mas ainda assim trazem vida e beleza para a sua casa, as suculentas podem ser a escolha perfeita para você e para seu espaço. As suculentas são conhecidas por sua aparência única e diversa e além disso, amplamente conhecidas sobretudo por armazenarem água em suas folhas. Separamos neste artigo, alguns tipos de suculentas fáceis de cuidar e que são ao mesmo tempo as mais comuns, disponíveis em floras e centros de jardinagem.
As suculentas compõem um grupo diversificado de plantas que vêm em uma variedade de formas, tamanhos e cores, entretanto elas pertencem a diferentes famílias de plantas. Elas podem ser pequenas e compactas, como as suculentas de roseta, ou podem ter caules longos e esguios, como as suculentas trepadeiras.
Tipos de Suculentas Fáceis de Cuidar
Antes de listarmos alguns tipos de suculentas, é bom lembrar que elas são nativas de muitas partes do mundo, desde desertos áridos até florestas tropicais úmidas. Sendo assim, cada espécie de suculenta evoluiu para sobreviver em seu ambiente natural específico. Isso significa que suas necessidades de cuidado podem variar amplamente.
A maioria das espécies citadas a seguir já foram mencionadas aqui no site. Assim, basta ir até o artigo para ver os cuidados de manutenção de cada uma. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de suculentas fáceis de cuidar:
1 – Echeveria
Echeverias são suculentas em formato de roseta. Têm folhas carnudas, arredondadas e algumas pontiagudas nas extremidades. Elas vêm em muitas cores diferentes, incluindo rosa, vermelho, roxo e azul, e são uma excelente escolha para iniciantes, pois são relativamente fáceis de cultivar.
Por exemplo, a Echeveria agavoides, que possui um grande número de cultivares. Entre eles podemos destacar a E. agavoides ‘Romeo Ruby’ com folhas inteiras avermelhadas.
Outros exemplos de cultivo simples seriam a Echeveria lilacina, a Echeveria shaviana com bordas onduladas e a Echeveria Runyonii ‘Rose’, conhecida popularmente como Rosa-de-Pedra-Azulada.
2 – Crassula Ovata (Planta-de-Jade)
A Crassula ovata, também conhecida como Planta-de-jade, é uma suculenta extremamente popular devido à sua aparência de árvore miniatura, mas que pode crescer até um metro de altura. Ela tem folhas verdes carnudas e brilhantes, que lembram o tom verde da pedra jade.
A suculenta Planta-de-jade é conhecida por sua capacidade de se adaptar a uma grande variação de luminosidade e sobreviver em condições consideradas pouco ideais para a maioria das plantas. Além disso, ela é resistente o suficiente para ser cultivada em ambientes internos e externos.
3 – Haworthia
A Haworthia é uma suculenta que possui muitos cultivares. A maioria delas se assemelha a um pequeno agave, com crescimento em rosetas, folhas verdes listradas e pontiagudas. Ela é uma excelente escolha para iniciantes, pois pode sobreviver em uma variedade de condições e é relativamente fácil de cuidar.
Como exemplo desse grupo, já mencionamos aqui no site a Haworthia fasciata, conhecida como Planta-zebra. Ou ainda a Rabo-de-tatu (Haworthia limifolia), que cresce melhor em ambientes semissombreados.
Ou também a Haworthia attenuata com folhas verdes repletas de pontos brancos, ou ainda a Trança-de-folhas-verdes (Haworthia coarctata), que quando cultivada ao sol fica com as folhas avermelhadas.
4 – Sedum
O Sedum é um gênero de suculentas que vem em muitas variedades diferentes, incluindo a Sedum burrito, conhecida como “Dedo-de-moça“. Elas são fáceis de cultivar e podem ser encontradas em muitas cores e tamanhos diferentes.
A espécie Sedum album ou Arroz-dos-telhados cresce com facilidade em temperaturas mais amenas. Já a Sedum Nussbaumerianum gosta do cultivo tanto em jardim como dentro de casa.
5 – Aloe
O gênero Aloe compreende suculentas com um visual bem interessante. Algumas com desenhos brancos ao longo das folhas verdes e outras espinhosas.
A Aloe vera talvez seja sua representante mais conhecida devido às suas propriedades medicinais. Ela tem folhas verdes longas e estreitas, bem como pequenos espinhos ao longo das bordas. Além de seus benefícios para a saúde, a Aloe vera é uma planta fácil de cuidar e pode ser cultivada em ambientes internos ou externos.
A Aloe aculeata é uma espécie lindíssima de fácil cultivo e crescimento rápido. Tem folhas bem grossas e repleta de pequenos espinhos na face inferior além de tom verde azulado. Já a Aloe Aristata cresce na maioria dos climas, contudo prefere o cultivo à meia-sombra.
Enfim, essas são apenas algumas sugestões de uma lista grande de suculentas de cultivo fácil. E se você se identificou com alguma espécie, saiba que a maioria das suculentas prefere luz solar direta ou luz indireta bem clara. Além disso, em relação às regas, a água em excesso é uma das principais causas de morte de suculentas. Assim, o melhor é sempre pesquisar os cuidados certos para saber como cuidar melhor da suculenta que você levou para casa.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre as suculentas fáceis de cuidar? Então, conte nos comentários se você já possui alguma delas em casa. Em seguida, marque suas estrelinhas. Logo depois, compartilhe com alguém que você conhece.