Como Cuidar da Primavera; mais Conhecida como Bougainville

como cuidar da primavera

Conhecida como Três-Marias, Primavera, Santa-Maria ou Bougainville, a planta Bougainvillea (nome científico) se destaca por sua exuberância. Nesse artigo, te apresento dicas essenciais de como cuidar da Primavera.

A beleza dessa espécie é sua grande atração, pois consegue se destacar em qualquer lugar. Justamente por isso, é eleita para colorir os parques e jardins urbanos e também jardins empresariais. 

Essa espécie é natural do clima da região sul do Brasil, também se adapta muito bem às outras regiões e, dependendo das temperaturas, pode florescer praticamente o ano todo. 

Se assemelha às trepadeiras, uma vez que a Primavera possui caules que se enrolam e se apoiam em suportes para crescer. É um arbusto verdoso e florido. Ideal para grandes jardins e até mesmo muros vivos.

Possuem folhas pequenas e também há presença de espinhos. Se tratando de curiosidade, a espécie possui brácteas que se assemelham às pétalas de flores. Porém, são estruturas de folhas modificadas que envolvem as verdadeiras flores, que são pequeninas e bastante sensíveis. Daí vem o nome Três-Marias, pois as brácteas se agrupam em 3. 

Em relação às flores, elas podem surgir nas cores amarelo, rosa, branco, carmim coral e púrpura.

Para quem deseja trazer a exuberância da Bougainville para seu jardim, confira as dicas abaixo de como cuidar da Primavera

Solo ideal para cultivar a Primavera

Por ser uma planta típica brasileira, se adapta fácil a qualquer tipo de solo e requer poucos cuidados específicos. Contudo, para um melhor desenvolvimento e floração, opte por um solo fértil, rico em matéria orgânica e aerado para facilitar a drenagem.

 Os galhos também podem ser podados a fim de adaptar o tamanho da planta ao local escolhido.

Luminosidade adequada

É importante que a planta Primavera esteja localizada em locais ensolarados. Opte por expô-las diretamente ao sol, ou no máximo meia-sombra.

As plantas que decoram ambientes internos crescem muito lentamente, além disso, não florescem com a mesma profusão das plantas que recebem sol. Neste caso, prefira acomodá-las próximo às janelas ou sacadas.

Quantidade de regas na semana

O indicado é que, em estações mais quentes como verão, a rega seja feita até três vezes na semana, mas nas estações frias como o inverno, o ideal é que as irrigações sejam em períodos mais espaçados.

Tenha atenção dobrada no momento da rega para que o solo não fique encharcado, pois, o excesso de água faz com que as raízes apodreçam, tornando a planta doente.

Adubação para cultivar a Primavera

Adubação deve ser com certa frequência. Invista em adicionar líquido ou granulado a água da rega e pode-se usar substrato universal, pois a planta possui caráter adaptável.

Mas também, recomenda-se o uso de adubação orgânica no inverno e no verão. Já falamos sobre a adubação anteriormente aqui no blog, clique aqui para saber mais.

Pragas e doenças

O calor e a seca aumentam a presença de ácaros, e como resultado as folhas da Primavera caem. A solução é aumentar a umidade da planta e pulverizando produtos acaricidas.

Cochonilhas são insetos que chupam a seiva da planta, e posteriormente podem surgir vírus e fungos. Assim, dependendo do tamanho da infestação, o tratamento varia desde a limpeza do local até a aplicação de inseticida.

Existem outras doenças que podem ser causadas por oídios e moscas-brancas, mas o tratamento pode ser feito com a retirada das partes afetadas, ou com aplicação de fungicida.

Algumas Das Flores Mais Populares No Brasil. Confira!

Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar

Campainha-da-China: Conheça essa Linda Flor para o Jardim

Como Manter A Umidade Das Plantas Domésticas

Você Tem 4 Motivos Para Ter Plantas Em Casa. Confira!

Gostou destas dicas sobre como cuidar da Primavera? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário