Veja Como Cuidar De Violetas No Vaso E Ter Uma Planta Sempre Florida

como cuidar de violetas no vaso

As Violetas estão entre as plantas de sombra para cultivo dentro de casa há décadas. Embora sua beleza delicada seja o maior atrativo, ela tem algumas vantagens como por exemplo, o porte pequeno, a facilidade de cultivo e as flores durante o ano todo. Assim, se precisa de algumas plantinhas para aquele local sem muito espaço dentro de casa, veja essas dicas de como cuidar de violetas no vaso pequeno.

Sobre a Violeta

Ela é conhecida também como Violeta Africana e seu nome científico, Saintpaulia ionantha, remonta ao descobridor alemão Baron Walter Von Saint Paul-Illarire. Pertencente à família Gesneriaceae, a Violeta é nativa das Montanhas Usambara na África do Sul.

Como Cuidar das Violetas no Vaso

Muita Luz

O primeiro passo para ter uma violeta saudável e com muitas flores é escolher o local certo dentro de casa. Elas gostam de estar longe dos raios diretos do sol, porém em um ambiente com bastante luminosidade indireta. Isso será importante para incentivar suas flores a surgirem.

Muita Umidade

Embora ela não goste de ser pulverizada com água nas folhas, a Violeta aprecia estar em solo umedecido. Ela possui uma camada peluda nas folhas que serve exatamente para prevenir o acúmulo de água excedente.

Utilize um substrato que seja rico em material orgânico e solto, com elementos capazes de reter umidade. A turfa enriquecida com esterco e vermiculita é uma boa mistura.

Além disso, a planta deve ficar em local arejado com temperatura ideal em torno de 20°C.

Como Regar a Violeta

Acertar na rega vai fazer toda a diferença na hora de cuidar da sua Violeta. Como já falamos anteriormente, o solo deve estar umedecido, contudo sem encharcamento.

Uma maneira de evitar o excesso de água é fazendo a rega somente quando a parte superior do solo estiver seca. Faça o teste com o dedo para verificar. Se, ao encostar o dedo na terra ele sair sujo, então ainda não é a hora de oferecer mais água. Ao afundar o dedo na terra, ele deve sair seco, o que indica que a planta já está pronta para uma nova rega.

Ademais, faça regas por baixo, evitando molhar as folhas, que apesar da proteção de pelos, podem ficar manchadas e com marcas.

Assunto Relacionado: Como Fazer Muda de Violeta: Veja Dicas Preciosas

Como Cuidar da Violeta no Vaso Certo

Para ajudar no cultivo da violeta, os vasos são muito úteis e podem fazer diferença na saúde da planta. Primeiramente, pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar; eles devem ter furos no fundo para que o excesso de água escorra.

Segundo, utilize vasos de barro, pois eles absorvem rapidamente a água impedindo assim que as raízes fiquem sobrecarregadas.

E por último, o vaso deve ser pequeno. A violeta gosta de estar em vasos aparentemente apertados para o seu tamanho.

Para saber o tamanho ideal do vaso, olhe para a copa da planta. Ela deve ultrapassar a circunferência do vaso

Quanto às bandejas ou pratinhos que ficam embaixo do vaso, eles devem ser esvaziados após alguns minutos depois da rega. De maneira idêntica, os cachepôs também precisam ficar secos. Dessa forma, evita-se que a água parada nesses recipientes, sobrecarregue as raízes da Violeta. 

Como Adubar a Violeta

Embora a adubação foliar seja bastante eficiente para plantas envasadas, no caso da Violeta isso pode prejudicar a beleza das folhas.

Sendo assim, a adubação orgânica indicada para complementar os nutrientes são cascas de ovo triturada, carvão vegetal, esterco e húmus de minhoca.

Por outro lado, se for utilizar NPK, escolha produtos prontos que são especialmente destinados ao cultivo de violetas. Existem no mercado uma dezena deles.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como cultivar violetas no vaso pequeno? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário