Como Fazer Muda De Costela de Adão Com Estacas Da Planta

Como fazer muda de Costela de Adão

A Costela de Adão é atualmente uma tendência quando falamos em selva urbana. Planta tropical com folhas exuberantes, ela vem ocupando lugar de destaque nas casas. Vamos mostrar abaixo como fazer muda de Costela de Adão para transformar uma planta em muitas.

A propagação por meio de estacas é o método mais simples e prático de multiplicar a Costela de Adão. Além disso, possui uma taxa maior de sucesso se comparado aos outros. 

Como Fazer Muda de Costela de Adão

A melhor época para propagar a Costela de Adão a partir de estacas é na primavera e no verão quando a planta está em franco crescimento.

1 – Cortando a Haste da Costela de Adão

Limpe a ferramenta de corte antes de usá-la. Isso evita possível proliferação de bactérias na parte exposta da planta.

Com uma faca própria para jardinagem ou outra ferramenta que esteja bem afiada, escolha um broto da planta que tenha ao menos 20 centímetros de comprimento. Além disso, a haste escolhida deve conter uma ou duas folhas e pelo menos uma raiz aérea.

O corte deve ser feito logo abaixo de um nó de broto. Tenha cuidado para não machucar as raízes aéreas pois elas têm uma importante função na nutrição da planta.

Brotos com raízes aéreas têm maiores chances de sucesso na formação de mudas, pois as raízes se formam muito rapidamente.

Passe canela, imediatamente, nos dois pontos do corte para selar a parte da planta que foi exposta.

2 – Preparando o Vaso

Em seguida, prepare um vaso ou copo com água e coloque a parte cortada da planta. Escolha um local claro que receba ao menos um pouco de sol durante o dia para colocar o vaso com a muda.

A temperatura deve estar por volta de 25°C. Se na sua cidade está mais quente do que o indicado, proteja a planta do calor excessivo dos raios solares.

3 – Transferindo Para o Solo

Depois de aproximadamente 2 meses, a muda já deve ter formado suas próprias raízes. Observe se elas já estão com tamanho aproximado de 10 centímetros de comprimento. Então, transfira a planta para um substrato permeável rico matéria orgânica.

Finalmente, ofereça os mesmos cuidados que você tem com a planta “mãe” da Costela de Adão. Para saber mais detalhes de como cuidar da Monstera deliciosa, dê uma olhada no artigo que postamos anteriormente.

Veja Também

Posts Recentes

Gostou deste artigo sobre como fazer muda de Costela de Adão? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma dessas em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário