Germinar suas próprias sementes, além de ser mais barato, garante produtos sempre orgânicos. Além do mais, aprender o processo correto de como germinar sementes pode te ajudar a ter um maior número de mudas.
O melhor de germinar sementes é que o número de opções e a quantidade de espécies disponíveis nos mercados para escolhermos é incrível.
As informações da embalagem das sementes são riquíssimas, observe sempre a data de vencimento e a época correta de plantio.
Confira como germinar sementes mais rápido em casa.
Germinar as Sementes Certas
A escolha da semente é o passo mais importante durante o processo, pois a semente certa vai garantir o sucesso da germinação.
Na hora da escolha é importante verificar se as embalagens estão completamente lacradas. Além disso, se armazenadas em locais frescos e com data de validade não expirada.
Enquanto algumas sementes podem ser germinadas em qualquer época do ano, outras possuem meses específicos. Então certifique-se de que a data recomendada no pacote de semente escolhido esteja em sintonia com a época que você pretende plantar.
Dicas para Germinar as Sementes mais Rápido
Usar água quente em algumas sementes acelera o processo de germinação, além de garantir que um maior número vingue.
Sendo assim, aqueça a água até que ela fique morna, ou seja, em uma temperatura que não fique desconfortável ao encostar as mãos.
Esse processo pode ajudar quando as sementes são maiores; sementes muito pequenas como as de cenoura, alface e couve-flor não há necessidade.
Ter um Recipiente Adequado para Germinar as Sementes
Já vi sementes sendo germinadas em potes de iogurte, casca de ovo e garrafas pet cortadas. Portanto, significa que você não precisa investir em sementeiras só para isso. Copinhos transparentes de café são excelentes!
Escolha um recipiente que seja possível acompanhar a aparição e crescimento das raízes. Uma vez que, o porte da planta orienta o tamanho da sementeira escolhida, os recipientes devem ser suficientes para suportar a muda até a época de transferência da planta para o solo
Tenha um Bom Substrato para a Germinação das Sementes.
O substrato ideal precisa ser poroso e ter a capacidade de reter água para manter a umidade. Algumas plantas brotam facilmente com a vermiculita, pois ela tem a capacidade de manter a umidade por mais tempo.
No entanto, também é muito importante enriquecer o solo com adubo orgânico, logo depois do surgimento da muda, pois isso vai ajudar na fase inicial de desenvolvimento da planta.
Rega Adequada
Para a germinação, após adicionar o substrato no recipiente escolhido, molhe com um borrifador. Em seguida, acomode as sementes, e então coloque mais substrato para cobrir e regue novamente com o borrifador.
Dessa forma, molhe sempre que o solo estiver superficialmente seco.
É importante ter um equilíbrio na rega para evitar o apodrecimento das sementes. Apesar das sementes precisarem de umidade constante, o excesso de água pode não permitir a brotação.
Além disso, certifique-se de deixar furos no fundo do recipiente para ajudar na drenagem do excesso de água.
Pesquise sobre a planta que você está germinado, de modo a verificar qual o tamanho e momento ideal de transplante para o local definitivo.
Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.