Como Plantar Salsa Em Vasos: Conheça Todos Os Passos

Como plantar salsa

A Salsa, junto com a cebolinha, forma a dupla mais popular de temperos no nosso uso culinário. Embora a salsa não seja perene como a cebolinha, seu cultivo bienal rende uma excelente colheita desde o primeiro ano. Conheça todos os passos para você saber como plantar salsa e ter esse tempero fresquinho ao alcance das mãos.

Sobre a Salsa

Antes de começarmos os passos sobre como plantar salsa, conheça todos os benefícios e características dessa planta.

Além do sabor delicioso, a salsa ou salsinha é uma erva muito saudável. Ela possui alta proporção de vitamina C e também é rica em vitaminas B1, B2 e a provitamina A, ou seja, o betacaroteno. Além disso possui minerais como o ferro, cálcio e potássio, assim como ácido fólico.

Você vai encontrar uma variação da salsa lisa, que é a salsa crespa. Alguns dizem que essa última tem sabor mais suave.

Para o uso como tempero é sempre bom utilizar a salsa crua pois seu sabor é mais intenso e ela não perde as propriedades como acontece quando é levada ao fogo. A salsa seca também perde alguns nutrientes, sendo o congelamento, a melhor forma de armazenar.

Como Plantar Salsa

A salsa precisa de sol para crescer e se desenvolver. Nesse sentido, se você planeja cultivá-la dentro de casa, escolha o peitoril de uma janela que tenha ao menos 4 horas de sol.

Elas preferem climas mais amenos, sendo que, tanto o calor excessivo quanto às baixas temperaturas podem afetar seu desenvolvimento. A saber, a temperatura ideal para semear a salsa é entre 10°C e 25°C.

Escolhendo o Vaso para Semear Salsa

A salsa precisa de espaço para suas raízes, isso afeta diretamente no tamanho e desenvolvimento da erva. Sendo assim, use vasos fundos que permitam o crescimento da raiz. Para se ter uma ideia, em solo, as raízes costumam crescer mais de 40 centímetros terra adentro.

Por isso mesmo é muito comum e favorável plantar salsinha em garrafa pet, pois ela tem o comprimento que propicia o crescimento vertical da raiz.

Como Fazer Muda de Salsinha

As mudas da salsinha podem ser feitas na água. Escolha de preferência a salsinha orgânica para enraizar, assim você terá uma planta saudável e livre de aditivos tóxicos.

Corte um ramo bem grosso da salsa e retire todas as folhas que ficarão em contato com a água.

Escolha um recipiente de vidro transparente e coloque as hastes escolhidas. Deixe em algum ambiente bem iluminado, porém sem a ação direta do sol. Então a cada dois dias troque a água.

Em seguida acompanhe o crescimento das raízes e espere até que elas estejam fortes para que você possa fazer o replantio em substrato.

Como Semear Salsa Através das Sementes

Escolha sementes de boa qualidade e deixe-as de molho 24 horas em água morna. Apenas morna, não esquente muito para não danificar a semente.

Em seguida prepare um substrato que seja rico em nutrientes e com um pouco de areia para facilitar a drenagem. A salsa não é muito exigente em relação ao tipo de solo, crescendo facilmente em terra areno-argilosa.  

Para semear a salsa em vasos, pressione levemente o substrato e umedeça antes de colocar as sementes.

Então, faça covas com no máximo dois centímetros, coloque as sementes e cubra com terra. Deixe espaços de cerca de 3 centímetros entre uma cova e outra.

Logo depois, regue a terra e mantenha o solo umedecido por todo o período da germinação, que deve durar cerca de 2 a 3 semanas. Dependendo do clima a germinação pode ocorrer mais tarde com 4 semanas ou mais, especialmente se estiver frio.

Como Cultivar Salsinha

Após o período da germinação você não precisa se preocupar com a salsa, apenas mantenha o substrato úmido. A colheita deve acontecer cerca de 8 a 12 semanas após a semeadura.

A cebolinha e o manjericão são bons parceiros e podem ser plantados juntos caso você esteja utilizando recipientes maiores ou jardineiras.

Quando for fazer a colheita, corte o ramo bem rente à base na planta e escolha sempre as hastes mais fortes e mais antigas.

As hastes que foram cortadas não desenvolvem novas folhas, porém os cortes são importantes para o fortalecimento da planta e novos crescimentos.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como plantar salsa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário