A Crassula-falcata é uma planta verdadeiramente intrigante, com uma folha estreita que cresce com sua oposta, seu conjunto forma um visual interessante. Se você está buscando uma suculenta diferente em tons mais claros, vai gostar desta opção.
Vamos explorar mais detalhadamente seus cuidados, de maneira simples e descomplicada.
Sobre a Crassula-falcata
Essa é uma suculenta que ficou conhecida por seu nome científico resumido como Crassula-falcata, porém o nome correto é Crassula perfoliata var. falcata. E assim como muitas outras espécies da família Crassulaceae, ela é nativa da África do Sul.
Uma das primeiras coisas que chama a atenção na Crassula-falcata são suas folhas. Cada folha estreita de cor cinza-verde, tem seu oposto, que crescem juntas e são dispostas em formato de hélice. Daí vem um dos seus apelidos lá fora, “Propeller Plant” (Planta Hélice em tradução livre). Elas podem atingir até 20 cm de comprimento, são grossas e recheadas de água.
Além de suas folhas distintas, esta Crassula também possui flores lindíssimas. A inflorescência surge em hastes que podem crescer mais altas que a própria planta, chegando a até 60 cm. De cor vermelho-alaranjada, as flores possuem uma forma tubular, lembrando pequenos sinos ou trompetes.
O caule desta planta é robusto, fornecendo um suporte firme para as folhas em hélice. Com o tempo, o caule pode se tornar lenhoso na base, o que significa que se torna mais duro e resistente, semelhante à madeira.
Como muitas suculentas, a Crassula falcata possui um sistema radicular (ou seja, raízes), adaptado para armazenar água. Isso permite que a planta sobreviva em condições de seca, pois ela pode acessar essas reservas quando a água é escassa.
Como Cuidar da Crassula-falcata
A Crassula falcata como a maioria das suculentas, é resistente à seca e por isso mesmo apresenta um cultivo simples. Acompanhe a seguir todos os cuidados.
Luz e Temperatura
A Crassula perfoliata var. falcata adora luminosidade abundante, no entanto, o sol direto pode ser prejudicial. O ideal é posicioná-la em um local sombreado, com luz solar filtrada ou então luz indireta.
Em climas muito quentes, deve-se proteger a planta do sol, sobretudo nos horários mais quentes do dia, como o sol do meio-dia.
Assim, você evita que sua planta sofra queimaduras nas folhas.
Rega e substrato
Assim como outras suculentas, esta planta tem uma alta capacidade de retenção de água em suas folhas. A regra de ouro é permitir que o solo seque completamente antes de regar novamente sua Crassula-falcata.
Durante o período de crescimento, ou seja na primavera e no verão, ofereça regas abundantes, seguidas de um período seco.
Em locais onde o inverno tem quedas bruscas de temperatura, essa planta costuma entrar em período de dormência.
Sendo assim, nesse período, a frequência de rega deve ser ainda mais reduzida.
Um dos problemas que podem afetar a Crassula é o excesso de umidade no vaso, que pode levar ao apodrecimento das raízes.
Nesse sentido, mantenha a Crassula-falcata em vasos com substrato bem drenados. Uma mistura padrão de substrato para suculentas, que inclui perlita ou areia, é ideal, pois eles são leves. Além disso, ao mesmo tempo permitem o escoamento da água da rega com facilidade.
É sempre bom lembrar que vasos com orifícios de drenagem são mais adequados, sobretudo para jardineiros iniciantes, que ainda não tem muita experiência com suculentas. Isso porque os furos vão prevenir o acúmulo de água e deixar as raízes da sua planta livre do encharcamento.
Enfim, detalhes desde a iluminação até a rega é que vão garantir que sua planta prospere. Com os cuidados certos, sua Crassula-falcata vai se desenvolver cheia de charme.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim