5 Erros Comuns No Cultivo De Suculentas. Confira!

erros no cultivo de suculentas

Quando colocamos as suculentas dentro de casa, é normal alguma dificuldade em acertar a melhor maneira de cultivá-las. Embora a característica principal dessas plantas seja a capacidade de viver com pouca quantidade de água, a história se repete e tem sempre alguém contando que perdeu uma suculenta. Veja a seguir alguns erros no cultivo de suculentas que a maioria dos jardineiros amadores cometem.

Erros no Cultivo de Suculentas

1 – Água em excesso

Exagerar na quantidade de água talvez seja o principal motivo pelo qual as suculentas morrem. Em alguns casos é possível salvar a planta, pois ela apresenta alguns sinais de alerta como por exemplo, folhas amareladas ou caindo. Outros possíveis sinais:

  • A suculenta fica com aspecto murcho;
  • As folhas da base ficam todas amarelas;
  • Não existe crescimento de nenhuma folha nova;
  • Adoecimento das raízes por causa do encharcamento, dessa forma elas apodrecem e exalam mau cheiro.

2 – Sem água suficiente

Você já ouviu falar no teste do dedo, certo? Ele ajuda na hora de decidir se a planta está precisando de água. Contudo, outros sinais são visíveis quando a planta está com sede por um tempo que é maior do que ela pode suportar:

  • Terra com aspecto seco;
  • Folhas com as pontas secas;
  • Folha com bordas marrons.

3– Super Adubação

Se você não é desses que exagera nos fertilizantes, ok, pode pular este item com a consciência tranquila. Por outro lado, se você desconfia que pode estar exagerando, saiba que o desequilíbrio nutricional pode afetar a planta de muitas maneiras. Por exemplo:

  • A planta fica vulnerável o que facilita o surgimento de doenças;
  • Ocorre o aumento da salinidade no solo, que provoca a falsa necessidade de água ou então o excesso de toxidez;
  • Problemas de absorção de nutrientes;
  • Dificuldade de absorver água, causando a desidratação da planta.

4– Luminosidade

Por certo, escolher o local errado para colocar a suculenta pode ser fatal para sua planta. Muitas espécies aceitam o cultivo dentro de casa, em ambiente de sombra, porém uma outra grande parte não sobrevive sem a luz direta do sol.

Além disso, as suculentas em seu habitat estão em condições muito diferentes daquelas que temos em casa, tornando-se assim uma tarefa importante descobrir qual a melhor condição de luz para a planta.

Sempre pesquise para descobrir as características de luz que a sua espécie de suculenta precisa.

5 – Substrato errado

É extremamente importante que o solo seja adequado e além disso, tenha ótima drenagem. O principal a ser observado, é não deixar a terra compactada.

Uma vez que existem muitas boas opções de misturas para suculentas que você pode compor, use sempre um substrato que seja leve e aerado. Dessa forma, você garante o escoamento da água e o desenvolvimento saudável das raízes.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou das dicas sobre os erros no cultivo de suculentas? Logo após terminar a leitura, conheça também os artigos sobre decoração e receitas. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (5 votes)

Deixe um comentário