Uma simples plantinha pode trazer frescor e harmonia para o banheiro. Muitas vezes negligenciados na decoração da casa, os banheiros podem se tornar menos frios e mais descontraídos, afinal é o primeiro lugar da casa por onde começamos o dia. Conheça as dicas que reunimos como sugestão para decorar e acrescentar plantas no banheiro da sua casa.
Primeiramente, antes de continuarmos, é bom lembrar que existem muitas plantas que gostam de umidade constante e sombra. O banheiro em questão deve ter janelas grandes o suficiente para que a claridade seja abundante para as plantas.
As Plantas consideradas “de sombra” são espécies que se desenvolvem em locais onde não existe a ação direta da luz solar mas que ainda assim precisam de luz para crescer e sobreviver.
Assunto Relacionado: Banheiro com Plantas que Gostam de Umidade: Saiba Escolher
Plantas no Banheiro: Bancadas
As bancadas são o local mais óbvio quando queremos decorar com plantas no banheiro. Elas são também o modo mais prático de decorar com plantas, uma vez que é simples achar um vaso ou cachepô em tamanho adequado e que combine com os outros objetos do ambiente.
Além disso, as plantas estarão à vista e ao alcance da mão, ou ao alcance de uma rega. Nesse sentido, torna- se mais simples perceber qualquer alteração ou necessidade que as plantas demandem.
Por outro lado, resista ao impulso de regar a planta a todo momento. Como a maioria dos banheiros são usados mais de uma vez ao dia, o vapor de água no ambiente deixa o local mais úmido que outros espaços da casa.
Contudo, as bancadas são também o local de apoio para os itens de higiene, como saboneteiras, pastas de dentes, escovas, cremes, potes, e tantos outros aparatos. Assim, dependendo do tamanho da bancada é complicado colocar qualquer vaso de plantas.
Mas, antes de partir para outra solução, pense sobre algumas opções de plantas que sejam mais estreitas e dessa forma ocupem menos espaço.
Por exemplo, que tal usar o Bambu-da-Sorte cultivado em água? Você só precisa de um vaso estreito com pedras. Outra opção para bancadas sem espaços são as Orquídeas, que não precisam de substrato volumoso, podendo ficar muito bem com vasos menores ou pedaços de madeira.
Plantas no Banheiro: Chão
Por certo, a opção de decoração com plantas no chão do banheiro exige um ambiente maior. Uma planta grande no chão vai deixar o espaço muito elegante e acolhedor. Plantas como o Guaimbé, o Lírio-da-Paz e a Costela de Adão são ótimas escolhas além de serem espécies maravilhosas.
Assunto Relacionado: Quer Fazer Bonito na sua Sala? Adorne-a com o Espetacular Guaimbê
Plantas no Banheiro: Pendentes
Não tem espaço no chão e nem na bancada do banheiro? As plantas pendentes são a solução. Apenas tenha cuidado com os furos que precisar fazer nas paredes ou no teto para os suportes das plantas. Nunca é demais lembrar sobre o encanamento.
Embora as Jiboias e a maioria dos Filodendros se desenvolvam mais rápido como trepadeiras, eles ficam muito bonitos como plantas pendentes. Além é claro de serem espécies que gostam do ambiente úmido do banheiro.
Como Regar as Plantas no Banheiro?
Para saber a quantidade de água que sua planta precisa, o primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre as características da espécie que você escolheu.
Em segundo lugar, testar o solo com a ponta dos dedos continua sendo a maneira mais eficiente na hora de verificar quanto de umidade ainda tem no vaso.
Sendo assim, juntando a informação das necessidades específicas daquela espécie com o teste do substrato, você vai saber decidir se está na hora de regar ou não sua planta.
Assunto Relacionado: Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das ideias sobre plantas no banheiro? Quais destas plantas você tem em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário