Suculenta Rabo-De-Burro: Tudo Que Precisa Conhecer Para Cultivar

suculenta Rabo-de-burro Sedum burrito

A suculenta Rabo-de-Burro é uma das suculentas mais encantadoras que você vai encontrar no vasto mundo das suculentas. Suas folhas roliças em formato mini, que recobrem toda a haste da planta, formam um visual incomparável.

Aliás, existe sim outra espécie que disputa com ela nossa atenção, mas veremos mais à frente. Por hora, continue por aqui para conhecer todas as dicas que separamos para você cultivá-la em casa.

Sobre a Suculenta Rabo-de-Burro

A suculenta Rabo-de-burro é nativa do México, pertence à família Crassulaceae e recebe o nome científico de Sedum burrito.

Ela fica maravilhosa cultivada em vasos suspensos pois suas hastes, que podem atingir de 60 cm de comprimento até um metro, ficam lindamente recobertas por folhas arredondadas que se sobrepõem criando um efeito cascata.

Cada folha tem um formato arredondado ovalado, medem cerca de um centímetro e são sensíveis ao toque. Se manuseadas sem o devido cuidado podem se soltar do caule.

As folhas são numerosas, verdes acinzentadas e possuem uma camada cerosa protetora que sai ao toque. Elas crescem apertadamente em 5 espirais ao longo do ramo e formam um conjunto tão lindo que, mesmo sem flores, criam um espetáculo de se ver.

Quando cultivadas no solo de jardins, seus ramos se espalham e formam uma forração com numerosas hastes. Contudo, não podem ser pisoteadas, já que suas folhas se soltam com facilidade.

No cultivo em vasos, elas formam cascatas que chegam a preencher todo o espaço do vaso com muitos ramos.

A inflorescência acontece após a planta atingir a maturidade, geralmente após os caules ultrapassarem os 20 centímetros de comprimento.

As flores surgem na primavera, em pequenos cachos, com sépalas em tons rosados ou avermelhados.

Sedum burrito x Sedum morganianum

A suculenta Rabo-de-burro (Sedum burrito) é muito parecida e, por isso mesmo, confundida com outra espécie da família Crassulaceae que é popularmente chamada de suculenta Dedo-de-moça (Sedum morganianum).

Um detalhe que pode facilitar a diferenciação entre as duas é que a suculenta Dedo-de-moça possui folhas mais longas e pontiagudas. Além disso, suas folhas são mais sensíveis e caem mais facilmente em comparação com a suculenta que tratamos aqui, a Rabo-de-burro.

As duas plantas possuem hábitos e meios de cultivo praticamente idênticos. Sendo assim, o que vamos mostrar aqui sobre a Rabo-de-burro se aplica também a sua parente Dedo-de-moça.

Como Cuidar da Suculenta Rabo-de-Burro

Essa é uma suculenta que tem um cultivo muito simples, primeiramente porque tem um crescimento mais rápido se compararmos com outras suculentas e embora goste de regas generosas a Rabo-de-burro suporta algum período de seca.

Luz e Temperatura

A Sedum burrito pode ser cultivada tanto em ambientes de sombra, desde que possuam bastante claridade, como também em ambientes externos, como em varandas ou em jardins.

Quando plantadas ao ar livre, elas se desenvolvem melhor em climas amenos, e seu verde característico ganhará nuances avermelhadas por causa da luz direta do sol. Contudo, é bom evitar locais muito quentes onde o sol escaldante está aliado a altas temperaturas.

Se perceber que as folhas estão opacas ou queimadas, isso pode ser excesso de calor. Assim, o mais seguro é transferir sua suculenta para um local mais protegido.

Por outro lado, o cultivo em sombra deve ser associado a muita claridade. Se a sua suculenta sentir falta de luz, as folhas começam a falhar e você verá espaços no caule. Além disso, as hastes perdem a elasticidade e o vigor geral.

Sendo assim, dentro de casa, escolha aqueles locais próximos a janelas e varandas, onde a luminosidade seja abundante.

A floração está diretamente ligada a quantidade de luz que sua suculenta recebe, além de outros fatores. Portanto, não espere muitas flores se a sua planta estiver sendo cultivada dentro de casa.

Como Regar a Suculenta Rabo-de-Burro

A Rabo-de-burro precisa de regas abundantes, pois ela armazena água em suas muitas folhas. Mas vamos esclarecer bem esse ponto. O substrato deve estar bem seco entre as regas.

Embora ela goste de água para manter suas folhagens hidratadas, essa água deve escorrer toda.

Essa é uma suculenta que suporta ser negligenciada e esquecida por duas ou três vezes que você deixou de regar.

Em período de dormência da planta, no inverno, as regas podem ser diminuídas drasticamente, para por exemplo a cada uma vez em quatro semanas.

Todavia, uma vez que você exagere na rega, você corre o risco de perder sua planta.

Para evitar esse tipo de problema, garanta substratos soltos e leves e vasos com furos de drenagem. A água não pode ficar parada nas raízes.

Com relação à quantidade de água e a frequência, isso dependerá do clima da sua região e se o cultivo da planta é dentro ou fora de casa.

Contudo, se quiser um parâmetro, dê preferência para uma rega abundante uma vez no mês se sua planta estiver dentro de casa. Então, vá ajustando de acordo com a observação e a resposta da sua suculenta.

Ao passo que, ao ar livre, essa quantidade pode variar muito mais. Aí, a rega depende da temperatura, do vento, da umidade, do tipo de solo, do sol e das chuvas.

Substrato

Como a maioria das suculentas o Rabo-de-Burro se desenvolve melhor em solo arenoso e bem drenado.

Nesse sentido, uma boa mistura, se for fazer seu próprio substrato, é combinar o solo padrão de terra vegetal com perlita e areia grossa. Esses elementos ajudam a manter a oxigenação das raízes e ao mesmo tempo permitem o escoamento rápido da água da rega.

Ao plantar em sombra e meia-sombra é importante que escolha um vaso com orifícios de drenagem e que permitam o escoamento do excesso de água.

Se for montar arranjos e combinar com outras plantas, escolha espécies que também gostem do mesmo tipo de solo e arejamento.

Adubo

A suculenta Sedum-burrito não requer uma adubação pesada. Aliás, o contrário, o excesso de fertilização podem prejudicar sua planta pois causam estresse nas raízes.

A melhor época para fazer a fertilização é na estação da primavera, de crescimento da planta, que ocorre logo após o período de dormência, no inverno. Embora essa não seja uma regra, já que em muitas partes do país, por conta do clima quente, esse período de dormência seja muito leve.

De qualquer forma, ao escolher um fertilizante, dê preferência para as fórmulas solúveis em água e com nutrientes específicos para suculentas.

Regue sempre sua suculenta antes de oferecer o adubo. Além disso, use uma dosagem bem menor do que a indicada no rótulo da embalagem, pois isso evita o excesso de minerais na planta.

A adubação incorreta, pode queimar as folhas da suculenta além de causar outros problemas como por exemplo, paralisar o seu crescimento e desenvolvimento.

Solução de problemas comuns

Mesmo com os melhores cuidados dispensados à sua planta, podem surgir alguns problemas. E alguns são mais comuns que outros. Acompanhe as dicas que separamos para saber como resolver caso aconteça com sua suculenta.  

  1. Rega excessiva: se você notar que as folhas ficam amarelas e moles, é sinal de rega excessiva. A solução é deixar o solo secar completamente antes de regar novamente. Verifique se o substrato não está compactado e se a água escorre com facilidade.
  2. Falta de água: quando a Sedum burrito sente sede, suas folhas ficam murchas, como se tivessem perdido o enchimento. Nesse caso, a melhor forma de oferecer água é mergulhar até a metade do vaso dentro de uma bacia de água e esperar que a planta absorva durante uns 20 minutos a quantidade de água que ela suporta.
  3. Pragas: se você detectar pragas como cochonilhas ou ácaros ainda no início, remova-as manualmente. Se a infestação for muito grande, como as folhas são sensíveis, pode ser complicado tentar a retirada manual sem danificar ou soltar muitas folhas. Nesse caso, tente primeiramente o uso da calda de detergente por várias semanas ou então um produto inseticida suave.

Sua história de sucesso com a suculenta Rabo-de-burro

Cuidar do Rabo-de-burro pode ser uma experiência imensamente gratificante pois suas folhas trazem beleza para qualquer ambiente. Essa suculenta adiciona um frescor natural ao seu espaço e requer um esforço mínimo para mantê-la. Lembre-se dos elementos-chave: solo bem drenado, iluminação adequada e regas cuidadosas que promovam um crescimento saudável.

Veja Também:

Deixe um comentário