Tipos de Papel de Parede: Escolha O que Mais Combina com Sua Casa

tipos de papel de parede
Reprodução imagem: Deydigital.ir

Os papéis de parede são muito mais antigos do que você pode imaginar. Inicialmente eram utilizados apenas como uma cobertura para as paredes; sem desenhos e em tons de branco. Desde então vivem em constante evolução. Hoje, apesar de não estar em primeiro lugar na escolha de decoração, ainda se faz presente em muitos lares. Neste artigo você verá alguns tipos de papel de parede para facilitar a escolha no seu projeto.

Por sua facilidade de aplicação e suas diversas estampas, se tornam uma boa opção para quem quer decorar ou redecorar um ambiente rápido e sem muito trabalho. Uma vez que não produz resíduos e não deixa cheiro.

Faça uma pesquisa minuciosa em relação a preço e qualidade, além disso, busque referências que vão ao encontro do estilo escolhido para sua decoração. 

Tipos de Papel de Parede

Papel de Parede Adesivo 

O papel de parede adesivo é fabricado tanto em poliéster como em PVC. Sua grande vantagem é ser autocolante. Contudo, as desvantagens se sobressaem, por não serem resistentes à exposição de luz, absorção acústica e nem ao fogo. Sendo assim, questionável para decoração de interiores. Além disso, tem menor vida útil se comparado às demais opções.

Papéis de Parede Tradicional

Os papéis de parede tradicionais são feitos de celulose e indicados para a decoração de interiores. Entre os cômodos que podem adotar o papel de parede está a sala, quarto, cozinha e outros. As opções que possuem uma camada vinílica, se tornam laváveis, assim você poderá aplicá-las em cômodos como banheiros e áreas de serviço.

Para um melhor aproveitamento, contrate um instalador que já possua experiência. Se bem cuidados, podem durar até 20 anos.

Papel de Parede Vinílico

Os papéis vinílicos são feitos de uma camada de fibra e revestimento plástico. 

São resistentes à luz e podem ser lavados, o que ajuda no requisito limpeza, por isso mesmo são indicados para cômodos como cozinha e banheiro. Porém, o revestimento plástico desfavorece a circulação de ar, sendo pouco indicado para áreas com pouca ventilação.

Apesar da sua durabilidade, a fibra não adere completamente à parede, podendo acontecer o descolamento do papel, se não houver manutenção adequada.

Papel de Parede Líquido

O papel de parede líquido é um produto composto de algodão, seda e gesso, considerado ecologicamente correto. Não é alérgico, não tem cheiro e é antimofo. Além disso, a aplicação do papel de parede líquido pode ser feita sobre diversas superfícies, tanto sobre madeira, paredes lisas ou com textura, azulejos ou tijolos. Uma vez que tem a capacidade de corrigir todas as imperfeições e relevos. A ressalva é quanto à aplicação em vidros e laminados, onde não há aderência.

Eles funcionam como isolantes acústico e térmico e podem ser reaproveitados.

Veja Também:

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário