A Flor Estrela-de-Natal surge apenas uma vez ao ano, na primavera, e surpreende a todos com sua bola vermelha de flores. Daí a referência ao Natal. É uma planta de cultivo descomplicado que fica adormecida no inverno. Conheça os detalhes da flor Estrela-de-Natal, como cuidar e ter essa linda planta no seu jardim ou na varanda.
Sobre a Flor Estrela-de-Natal
A Scadoxus multiflorus (nome botânico) da Estrela-de-Natal, é nativa das regiões semiáridas da África do Sul.
Recebeu também outros nomes populares como Coroa-Imperial, Lírio-sangu-salmão e Diadema-real. Em outros países é conhecida como Blood Lily (Lírio-de-Sangue).
As plantas adultas apresentam de duas a seis folhas carnudas, largas e em forma de tiras, próximas ao chão.
As flores são pequenas, em forma de estrelas vermelhas com estames dourados em todas as extremidades. Surgem agrupadas nas pontas das cabeças de longas hastes carnudas. Embora produzam néctar, seu perfume é fraco.
Contudo, os frutos têm aroma mais forte. São em formato de bagas e variam nas cores de branco, rosa e vermelho.
Como Plantar a Estrela-de-Natal
Escolha vasos de cerca de 20 centímetros de diâmetro e duas ou três vezes a profundidade do tamanho do bulbo. Coloque o substrato, acomode o bulbo na vala e preencha com o substrato restante de modo a deixar a ponta do bulbo acima da linha do solo.
Em seguida, regue apenas para umedecer o solo. Nesse sentido, até que se perceba o crescimento da planta, a rega deve ser bem moderada. Então, na fase de crescimento, altere a quantidade de água como explicado logo abaixo.
Flor Estrela-de-Natal, Como Cuidar
A Estrela-de-Natal gosta de ambientes bem claros, sendo a meia-sombra o melhor jeito de cultivo em jardins.
Por outro lado, se for cultivada em vasos, o melhor é colocar em pleno sol quando a planta estiver em crescimento. Além disso, vire ocasionalmente o vaso para que ela receba luz por todos os lados.
Prepare um substrato arenoso, porém rico em material orgânico. Além disso, mantenha a umidade no vaso no período de crescimento, com o cuidado de evitar o encharcamento do solo.
É uma planta que exige diferentes estágios de rega. Dessa forma, continue regando ativamente sua Estrela-de-Natal no período de crescimento até a floração.
Com o fim do florescimento, corte a cabeça da flor e permita que o caule e a folhagem morram naturalmente. Então, pare de regar depois disso e deixe o bulbo adormecido durante os meses de inverno.
Alternativamente você pode retirar o bulbo do vaso e armazená-lo em local fresco até o outono, quando pode ser replantado. Mas saiba que a Estrela-de-Natal fica melhor quando não é incomodada. Assim, se optar pela remoção do bulbo, retire-o com todo o cuidado, sem danificar o sistema radicular.
A propagação pode ser feita por sementes do interior do bago ou então por separação dos bulbos que crescem ao redor da planta.
Embora a separação de bulbos seja a maneira mais simples de multiplicação desta planta, espere ao menos duas estações antes de separar os bulbos filhotes da planta mãe.
Como Adubar a Flor Estrela-de-Natal
Fertilize a Estrela-de-Natal durante todo o período de crescimento da planta a cada duas semanas com um produto líquido diluído em água. Utilize adubos ricos em fósforo que estimulam a floração.
Além disso, é sempre bom colocar uma quantidade inferior à recomendada na embalagem do produto. Isso evita excesso de adubo que podem afetar a raiz da planta. Assim que a Estrela-de-Natal terminar a floração, interrompa a adubação.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre a Flor Estrela-de-Natal, como cuidar e plantar? Conte se você tem em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário
Achei no meu jardim, no inverno, um bulbo dessa planta e plantei num vaso dois anos atrás. No primeiro ano, deu uma flor. Ano passado deu duas flores e o número de bulbos aumentou. Nesse meio tempo o vaso, que era de plástico estourou. Preparei um vaso em formato de cuia pra transplantar na próxima lua nova, mas as plantas ainda não perderam as folhas. Posso transplantar mesmo assim? Ou devo esperar até que as folhas sequem?