Como Combinar As Plantas Gramíneas No Seu Jardim

Jardim com plantas gramíneas

As plantas Gramíneas são popularmente conhecidas como gramas e possuem mais de 10 mil espécies espalhadas pelo mundo. Muitas delas são amplamente utilizadas em jardins. Contudo, outras são tidas como “difíceis” de se adaptar. Porém, com os cuidados certos essa espécie tem o potencial de tornar seu jardim muito mais atrativo.

Como são muitas variedades, porque escolher apenas uma para o seu jardim, não é mesmo? É possível combiná-las umas com as outras. Isso vai te ajudar a criar ambientes aconchegantes e naturais sem perder o ar melancólico que elas proporcionam. 

Dicas de como combinar as plantas Gramíneas no seu jardim

Espaços rústicos

A mistura do rústico, com a suavidade das gramíneas, tornam o ambiente mais convidativo. Assim, uma dica boa são porções de Dracenas ou Yuccas, por exemplo, à beira de piscina, para suavizar a frieza dos azulejos e a ausência de flores.

Plantas baixas como as Agaves e Buxinhos também formam lindas composições.

Combinações 

As gramíneas possuem grande variedade de cores, texturas e formas. Por isso, a facilidade em combiná-las é grande. A dica é misturar as cores e textura das plantas. Use gramas resistentes como a Grama-batatais, própria para pisoteio nos locais de circulação de pessoas. Combine com outra espécie poucos centímetros maior que componha com as plantas grandes do jardim.

Nesse caso a Grama-amendoim é perfeita. Além de ter flores amarelinhas lindas, ela é comumente utilizada em locais onde não existe a circulação de pessoas. Você pode colocá-la no jardim ao redor do pé das grandes folhagens ou árvores.

Privacidade utilizando as plantas Gramíneas

Algumas espécies podem chegar a alturas mais elevadas. Sendo ideais para disfarçar algo que não agrada em seu jardim. Sendo assim, montar de forma ordenada e deixar que os ramos cubram toda a área desejada pode funcionar bem. A Grama Preta-alta é lindíssima e forma ondulações no jardim que balançam com o vento.

Limites

A utilização das gramíneas como bordaduras e para delimitação de espaços também é muito comum. Para isso, você pode optar tanto por espécies menores quanto mais alongadas. Decore com plantas com espaços mais curtos que o normal, assim elas crescerão juntas e darão o efeito esperado, tornando a delimitação mais delicada e atrativa.

Abrilhantando o jardim

Durante o outono, enquanto as outras plantas estão perdendo seu brilho e folhas, as gramíneas estão em plena forma. Nesta estação, desde que bem regadas e hidratadas, elas continuam com lindas cores. 

Aproveite para escolher uma espécie de destaque como a Grama-japonesa e colocá-la em pontos específicos ou por todo o jardim. Assim, sua beleza ornamental será marcante na decoração.

Arte com plantas Gramíneas

Gramíneas ornamentais como, por exemplo, a Grama Geo Zoysia são excelentes escolhas para combinar com obras de artes. Isso mesmo. Contudo, o ideal é combinar peças grandes em meio ao cultivo. 

As obras de artes não devem ser confundidas com obras de grande custo. Lembre-se que o conceito de arte é bastante amplo, então, até aquele vaso rachado bem posicionado pode transformar seu jardim em uma exposição. 

O jardim pode se tornar muito mais que um ambiente monótono ou tradicional. Por certo, as gramíneas são ótimas opções para decorar e tornar seu jardim diferenciado e especial.

Veja Também:

Sombrinha Chinesa Para Cultivar em Aquários ou Solos

Tipos de Bromélias: Você Conhece Ou Tem Alguma Delas Em Casa?

Graminha para Gatos: Como Plantar em Casa

5 Espécies De Plantas Carnívoras Para Você Cultivar Em Casa

Plantas Ornamentais Para Jardim: Componha Um Quintal Dos Sonhos

Gostou das dicas de plantas Gramíneas? Conte abaixo quais delas você cultiva em casa e logo depois aproveite e compartilhe com seus amigos. E então, deixe suas estrelinhas abaixo. Em seguida dê uma olhada nos outros artigos sobre plantas e decoração.

4.8/5 - (5 votes)

Deixe um comentário