Plantas Venenosas para Cachorros

Plantas venenosas para cachorros

Os cachorros são curiosos por natureza e tendem a investigar todo tipo de coisa simplesmente colocando-as na boca. Descubra aqui quais são as plantas venenosas para cachorros, como reconhecer o envenenamento e o que fazer depois que seu cão foi intoxicado.

Quão Perigosas são as Plantas Venenosas para Cachorros

Como seres vivos que não podem se locomover, as plantas desenvolveram ao longo da sua evolução mecanismos e estratégias de defesa. Por exemplo, espinhos e substâncias tóxicas.

Cada tipo de planta tem sua própria dose de toxina, que estão presentes nas folhas, flores, frutos e raízes.

Embora nossa preocupação maior esteja na ingestão de partes da planta, dependendo da espécie, o contato com a pele é suficiente para provocar reações graves.

Uma vez que as toxinas da planta venenosa tenham entrado no sistema circulatório do animal, elas podem interromper o funcionamento do fígado, rins ou coração.

Quais são as Plantas Venenosas para Cachorros

As plantas perigosas podem estar dentro de casa, nos jardins e em parques por onde seu cão passeia. Nesse sentido, a melhor prevenção é estar bem informado.

Veja uma lista de plantas venenosas para cachorros que são as espécies mais comuns cultivadas no Brasil:

  • Família Araceae. As plantas dessa família são famosas por conterem cristais de oxalato de cálcio. Dentre as plantas mais conhecidas e cultivadas estão: Aglaonema (Café-de-salão, Alocasia ( Inhame-chinês, Pulmão-de-aço, Taiá-pintado, Orelha-de-elefante, Inhame-prateado, Punhal-malaio, Orelha-de-elefante), Anthurium (Antúrios), Caladium (Tinhorão, Malanga, Tajá-camuflado), Dieffenbachia (Comigo-ninguém-pode), Epipremnum (Jiboias), Monstera (Costela de Adão, Imbé), Philodendron (Imbés, Guaimbê), Spathiphyllum (Lírio-da-paz), Syngonium (Singônios), Zamioculcas. Hydrocotyle (Dinheiro-em-penca, salsa-da-praia),
  • Família Araliaceae: Schefflera sp, Hedera helix (Hera-inglesa), Polyscias sp (Árvore-da-felicidade)
  • Família Oxalidaceae: Oxalis spp (Trevo-de-três-folhas, Trevo-roxo, Trevo-amarelo, Avenca-roxa, Trevinho-amarelo)
  • Família Moraceae: Ficus benjamina
  • Família Commelinaceae: Tradescantia fluminensis (Trapoeraba roxa, Trapoeraba branca, Lambari)
  • Família Begoniaceae: Begonia massoniana e Begonia rex
  • Família Asparagaceae: Dracaena fragrans (Dracena), Sansevieria trifasciata (Espada-de-são-jorge, Espadinha, Língua-de-sogra)

Como Reconhecer que o Cachorro foi Envenenado?

Plantas venenosas para cachorro

Reconhecer os sintomas de envenenamento é muito importante pois permite o socorro do seu cão mais rapidamente.

Os sintomas de intoxicação por plantas em cachorros podem ser:

  • Tremedeira
  • Salivação em excesso
  • Fraqueza
  • Excitação intensa ou apatia
  • Problemas circulatórios que causam a perda de consciência
  • Vômito
  • Diarreia
  • Dificuldade de respirar
  • Alterações na pupila e nas mucosas da boca

O que Fazer depois que seu Cachorro foi Intoxicado

Se o seu cão apresenta alguns dos sintomas citados ou se você presenciou o contato com a planta tóxica, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Além disso, tente transmitir calma para seu animal.

Se ele chegou a perder a consciência, deite-o de lado em uma superfície plana e vire sua cabeça para que o vômito ou a salivação possam sair livremente da boca.

Comprimidos de carvão vegetal podem ser administrados até que você chegue ao veterinário. O carvão ativado auxilia nos casos de intoxicação absorvendo o veneno no intestino do cão.

Definitivamente, devemos sempre estar vigilantes com relação ao nosso cão. Dentro de casa, o controle é mais simples com o uso de tripés, ganchos e móveis altos. Essas são soluções simples que podem protegê-los dos perigos de plantas venenosas.

Gostou desse artigo sobre as plantas venenosas para cachorros? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (8 votes)

Deixe um comentário