Clorofito: Conheça os Tipos Mais Comuns e os Cuidados

clorofito

O Clorofito é uma planta muito popular cultivada tanto como planta de interior como adornando jardins externos. Da mesma família da Yucca, o Clorofito tem fácil propagação e cultivo descomplicado.

Sobre o Clorofito

  • Nome Botânico: Chlorophytum comosum
  • Outros Nomes: Gravatinha, Planta Aranha, Clorofito
  • Origem: África
  • Família: Agavaceae
  • Flor: Brancas
  • Luminosidade: Meia-sombra e sombra

Cuidados

É uma planta que gosta de muita luz, entretanto sem luz solar direta. Suporta temperaturas em torno de 20° C, contudo evite o frio extremo abaixo de 10°C graus.

Prepare um substrato rico em matéria orgânica que ofereça muitos nutrientes. Utilize algum material drenante como por exemplo a perlita, casca de pinus ou fibra de coco.

Ofereça regas regulares, embora, sem deixar o substrato com excesso de água. Durante períodos de maior umidade do ar, diminua as regas.

Se for necessário um período de sua ausência da casa, ou mesmo por esquecimento de rega, saiba que o Clorofito suporta algum período de seca.

Faça a adubação de dois em dois meses. Se usar os fertilizantes líquidos, dissolva primeiramente em água e leia os rótulos do fabricante para adequar a quantidade necessária.

Tipos de Clorofito

Existem vários tipos de Clorofito que são diferentes na coloração de suas folhas. Entre as mais conhecidas e cultivadas duas se destacam:

Com linhas centrais verde e bordas claras: também conhecido como Clorofito de Sol (Variegatum), para ser cultivado em áreas externas.

Com linhas centrais claras e bordas verdes: também conhecido como Clorofito de Sombra (Vittatum), para ser cultivado em ambiente internos.

Propagação

Para multiplicar o Clorofito é muito simples já que suas folhas formam seus próprios brotos. Sendo assim, apenas separe esse ramo e coloque-o em água. Em pouco tempo eles formam raízes. Logo depois, acomode a planta em substrato para enraizar e se desenvolver. Não há necessidade de fertilização da planta jovem.

São plantas muito ramificadas e ao mesmo tempo leves e elegantes. Desse modo, cultive-as como plantas pendentes, em vasos, ou no chão.

Suculentas Pendentes Maravilhosas: Escolha a Sua

Como Elas Ajudam no Jardim: Curiosidades Sobre as Joaninhas

Dicas Para Deixar Jardins Pequenos Mais Atraentes e Espaçosos

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas

Deixe um comentário