Jardim De Canto De Parede

Jardim de canto de parede

Se você tem um canto no jardim e ainda não sabe direito o que fazer com ele, vai gostar das sugestões que apresentamos aqui. A princípio pense nas plantas, elas deixam o ambiente sempre mais aconchegante e convidativo. Dependendo do tamanho disponível, as opções de composição para um jardim de canto de parede são promissoras, é possível acrescentar móveis, vasos grandes, acessórios de parede e muito mais.

Sugestões para um Jardim de Canto de Parede

Talvez o espaço de canto do seu jardim seja pequeno e com apenas algumas plantas você já consiga harmonizá-lo. Por outro lado, se você tem um canto maior, que permita ousar um pouco mais, avalie todas as possibilidades de conforto que você pode criar ali.

Nosso objetivo é ajudá-lo na transformação do seu espaço morto, pois muitas vezes esses cantos são desprezados ou nem mesmo incluídos nos projetos do jardim. No entanto, são locais com potencial para ser o preferido da casa.

1 – Jardim de Canto de Parede com Plantas

jardim de canto com plantas

As plantas fazem uma diferença enorme em qualquer projeto. Se você pretende apenas completar com algumas espécies o canto da sua área exterior, elas são a escolha certa e vão dar o toque final ao seu jardim.

Você pode montar um canto com uma planta de porte mais alto e ao mesmo tempo leve com outras espécies mais baixas ao redor. Outra opção é preencher com pedras a base da planta. Combine com o estilo do restante do seu jardim, ou com as paredes ao redor.

As palmeiras embora sejam altas, dão um visual mais leve. A Areca Bambu, por exemplo, tem folhas finas e preenche rapidamente com seus brotos laterais. Aqui você vai encontrar outras opções de palmeiras, tem de vários tamanhos e todas lindíssimas.

jardim de canto fechado

Pense também nas paredes. Uma trepadeira pode ser suficiente naquele canto ou pode servir como pano de fundo para outras espécies. Veja aqui sete espécies nativas que podem combinar com o seu espaço.

Outra opção que preenche maravilhosamente o jardim de canto de parede é a Bougainville. Muito ramificada e com flores deslumbrantes, ela ocupa desde o chão até a altura média de um muro.

É importante pensar no nível de incidência solar do local assim como também na temperatura a fim de escolher as plantas certas.

2 – Jardim de Canto com Vasos

jardim com vasos

Se preferir, coloque vasos com plantas. Eles podem ser cercados por grama, pedras, seixos ou pedras decorativas maiores. Além disso, os vasos ficam incríveis mesmo sobre o chão. Capriche na escolha do material do vaso; modelos envelhecidos, envernizados, coloridos, de barro, cerâmica, cimento ou madeira (cachepôs).

Quando você combina vários vasos e ânforas, nem todos eles precisam estar preenchidos com plantas.

Os vasos grandes são perfeitos também para plantas pendentes. Veja por exemplo espécies como a Russélia ou a Beldroega que tem crescimento rápido e podem preencher rapidamente seu espaço.

3 – Canto de Jardim com Pedras

jardim com pedras

Um conjunto de pedras grandes dispostas harmonicamente deixa o canto do jardim com um toque rupestre ou mais rústico. Os jardins rupestres se caracterizam por serem o mais natural possível com plantas que armazenam água em suas estruturas, mas não necessariamente suculentas.

Espécies como Agave geminiflora, Beaucarnea recurvata e Butia microspadix são plantas que suportam solos arenosos ou de cascalho pois possuem raízes longas capazes de buscar água entre as fendas. Além disso, se beneficiam da matéria orgânica que fica presa entre as rochas.

4 – Fonte no Canto da Parede

fonte em jardim

Seja uma fonte, meia-parede com água, mini cachoeira ou outro tipo de recurso que envolva água para aquele canto do seu jardim, pode ser mesmo o melhor local. De fato, a água atrai pássaros para seu jardim, refresca o ambiente além de trazer um som relaxante.

A composição de plantas com uma fonte enriquece qualquer ambiente. Ainda mais quando você pode escolher o tipo e modelo de fonte que se adeque ao tamanho que tem disponível no jardim.

Aproveite para escolher plantas que apreciam o ambiente mais úmido, uma vez que uma fonte ao ar livre cria umidade, pois o vento espalha uma brisa umedecida ao redor.

Se for um local mais sombreado, as samambaias são uma excelente composição. Se tem muito sol, você pode escolher plantas que suportam melhor o sol pleno e ao mesmo tempo geram flores lindas. Fizemos um artigo só sobre elas, veja aqui.

5 – Estátuas para o Canto do Jardim

estátuas em jardim

Não importa qual sua crença, as imagens esculpidas tem um significado singular para cada família. A colocação de uma imagem no canto, envolvido por muitas plantas, vai criar um local de reflexão para ser utilizado pela família toda.

Fique atento ao material de fabricação da estátua, esse é um detalhe que pode fazer muita diferença tanto visualmente quanto na manutenção. As opções são muitas: pedra, mármore, cimento, ferro, cobre, bronze e madeira.

A limpeza de alguns deles é feita com água e sabão, já outros precisam de um material mais abrasivo para retirar as impurezas que se acumulam com o tempo. O ideal é questionar a loja antes da compra para saber sobre o processo de manutenção.

6 – Canto de Descanso com Plantas

cadeiras para canto de descanso no jardim

Um canto de leitura ou descanso para curtir ao ar livre, com uma cadeira bonita e confortável, não ocupa muito espaço e traz um toque de aconchego.

Se você escolher colocar uma cadeira, pesquise bastante pois a variedade quanto aos modelos, cores, conforto, estrutura além do estilo são enormes.

Pense nos detalhes para facilitar a escolha, por exemplo, tente responder algumas perguntas sobre quanto tempo pretende passar sentando ali, em qual momento do dia, se precisa de apoio para os pés, ou um apoio lateral de mesa, se uma iluminação é necessária e assim por diante.

7 – Canto Decorado com Móveis

jardim de canto com móveis

Talvez você disponha de um canto um pouco mais espaçoso, que comporta um conjunto de móveis para acomodar toda a família ou amigos.

Planeje com paciência pois as possibilidades são muitas. Assim como a escolha da cadeira, os móveis vão criar um espaço tranquilo de aconchego e bem-estar.

Veja Também:

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (17 votes)

Deixe um comentário