É super possível montar um jardim pequeno e a falta de recursos em 80% dos casos acabam sendo resolvidos com um pouco de análise e criatividade.
É exatamente por isso que vou te mostrar como você pode ter um cantinho confortável, muito aconchegante e ainda assim, aproveitar ao máximo os pequenos espaços.
Defina o espaço para montar seu jardim pequeno
Analisar o espaço utilizado é um dos fatores mais importantes, causa preocupação quando estamos limitados, mas existem algumas alternativas que podem ajudar a lidar com esse problema.
Uma das minhas recomendações que podem te ajudar a lidar com essa dificuldade é considerar o uso de um jardim vertical. Pois, os jardins verticais são excelentes economizadores de espaço. Você pode combinar com pequenos espaços de gramas e plantas pequenas que estiverem no chão.
As gramas podem ser substituídas por pedras ou grama sintética, serve para ambientes internos, externos e ainda assim passam o mesmo ar de sofisticação e bem-estar.
Escolher as plantas
A qualidade do seu jardim e o trabalho que você terá para cultivar dependem das plantas escolhidas, quantidade de itens, etc.
É exatamente por isso que você deve escolher as plantas certas. Observe a luminosidade do seu espaço e então, separe por tipos de plantas; sol pleno, meia-sombra e sombra.
Em ambientes pequenos a utilização de plantas menores é uma boa escolha. Além de bonitas e pequenas, elas costumam ser mais baratas também. Contudo nada impede que você mescle com plantas maiores. Neste caso, escolha uma ou duas plantas que contrastem com a cores ou os desenhos das plantas menores.
Você pode utilizar Lírios da Paz, Filodendros, Dracenas, Suculentas, Cacto, Orquídeas e muito mais. Pois, o objetivo é ter um jardim bonito, aconchegante e que te proporcione, a todo momento, bem-estar.
Existem muitas opções de plantas com flores que suportam sol, já falamos aqui da Estrelítzia, que apesar de ser uma planta média, é muito elegante e tem flores deslumbrantes.
Abuse da criatividade
A organização dos itens é um dos fatores mais importantes. Portanto, fique à vontade para combinar as plantas, e no caso dos jardins verticais pesquise sobre os painéis, categorias de vasos, etc.
A ideia é trazer uma harmonia entre todos os itens que estão no ambiente. Encontre boas inspirações e deixe seu jardim maravilhoso e único.
Já criamos outros artigos sobre os Jardins Pequenos no site, veja por exemplo como decorar um jardim pequeno.
Como Elas Ajudam no Jardim: Curiosidades Sobre as Joaninhas
5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço
Campainha-da-China: Conheça essa Linda Flor para o Jardim
Quer Uma Planta Fácil e de Sombra: Cultive a Aglaonema
Plantas para Jardins Sombreados que Ficam Encantadoras Juntas
Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você já cultiva plantas em casa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.